O que este conteúdo fez por você?
- Os investidores estão na expectativa pelo CPI dos EUA, que deve determinar os próximos passos da política monetária do Federal Reserve.
- A queda nos preços das commodities agrícolas deve contribuir para o arrefecimento do IGP-DI em março
Os sinais mistos nas bolsas americanas e a demora no envio do novo arcabouço fiscal ao Congresso podem pesar nos ajustes da bolsa brasileira nesta segunda-feira (10). A queda nos preços das commodities agrícolas deve contribuir para o arrefecimento do Índice Geral de Preços/Disponibilidade Interna (IGP-DI) em março, de acordo com o Projeções Broadcast, mas o foco local é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na quarta-feira, em meio a pressão do governo Lula para o Banco Central (BC) aumentar a meta de inflação e baixar a taxa de juros.
Leia também
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse à Folha de S.Paulo na sexta-feira que vai propor ao presidente Lula até o fim do ano uma nova regra para gastos obrigatórios e também afirmou que a revisão das desonerações deve ocorrer depois da aprovação da reforma tributária, que ele prevê estar aprovada na Câmara em junho ou julho e no Senado em setembro ou outubro. Segundo o ministro, nos cálculos da Receita Federal, as isenções de impostos chegam a R$ 400 bilhões por ano.
Os índices futuros das Bolsas de Nova York operam sem direção única, enquanto o dólar sobe em relação a moedas rivais e exibe sinais divergentes frente divisas emergentes após um relatório misto do mercado de trabalho dos Estados Unidos, o payroll, divulgado na sexta-feira em meio ao feriado no país.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os retornos dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo americano) subiram em pregão abreviado na sexta, após o payroll tornar majoritária a chance de alta de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em 25 pontos-base (pb) em maio, segundo monitoramento do CME Group.
Os investidores também estão na expectativa pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA, que deve determinar os próximos passos da política monetária do Fed. Na Europa, as bolsas seguem fechadas pelo feriado da Páscoa, mas o euro e a libra recuam frente ao dólar, apesar de sinais hawkish (adoção de política mais dura, com taxas de juros mais altas) de política monetária na região.
Agenda
São destaques nesta segunda-feira (10) a divulgação do IGP-DI de março, Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) de abril (ambos as 08h) e o Banco Central divulga o relatório Focus semanal (08h25).
No exterior, dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do banco central da Espanha, Pablo Hernández de Cos, participa de evento no Instituto Brookings (11h30), o presidente do Fed de Nova York, John Williams, discursa em evento da Universidade de Nova York (17h15) e o FMI divulga capítulos 2 e 3 do seu relatório sobre “Perspectivas econômicas globais” (12h30).
Publicidade