Mercado

Rebatizada de Novi, carteira digital do Facebook funcionará no WhatsApp e no Messenger

Serviço é mais um passo de Mark Zuckerberg nos negócios

Rebatizada de Novi, carteira digital do Facebook funcionará no WhatsApp e no Messenger
Mark Zuckerberg em audiência em Washington, em outubro de 2019, em que defendeu o lançamento de uma moeda digital do Facebook: fortuna em crescimento durante a pandemia. (Erin Scott/ Reuters)
  • A princípio, o Novi vai operar apenas as transações da libra, a moeda digital própria do Facebook
  • Os cliente que aderirem à carteira digital do Facebook terão à disposição desde serviços diários

Transferir dinheiro a partir do WhatsApp e do Messenger é uma das possibilidades que o Facebook projeta para a sua carteira digital, que foi rebatizada de Calibra para Novi, mas ainda não tem data de lançamento. O serviço é mais um passo de Mark Zuckerberg, que transforma seus negócios também em uma fintech.

O nome Novi é uma combinação das palavras em latim “novus” (novo) e “via” (caminho), que indica os interesses da empresa em criar uma nova realidade para as operações financeiras no mundo.

Quem poderá usar?

A princípio, o Novi vai operar apenas as transações da libra, a moeda digital própria do Facebook, que vem sofrendo pressão regulatória, sob alegação do risco de desestabilizar a política monetária dos países.

Mas a Libra Association, fundação global responsável por administrar o tesouro da moeda da rede social, espera que bancos centrais criem “versões” digitais de suas moedas, como o dólar ou euro, para serem integradas à rede Libra.

Quais os serviços disponíveis?

Os cliente que aderirem à carteira digital do Facebook terão à disposição desde serviços diários, como compras e pagamento de contas através da leitura de código de barras, até transferência de grandes cifras.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com a empresa, não haverá cobranças “ocultas” na carteira, para adicionar, enviar, receber ou sacar dinheiro. Além disso, as transferências devem acontecer instantaneamente.

“Todos os clientes da Novi serão verificados usando o ID emitido pelo governo e as proteções contra fraudes serão incorporadas em todo o aplicativo”, diz comunicado da Novi, que ainda acrescenta que haverá uma equipe de suporte e atendimento ao cliente, por bate-papo, 24 horas em todos os dias da semana.

Quando e onde o Novi estará disponível?

Ainda que não tenha data de lançamento divulgado, o Novi deverá ter uma versão inicial disponível em alguns países, também não especificados, quando a rede Libra estiver em operação.

Este será o primeiro produto da Novi Financial, que é uma subsidiária do Facebook, com operação independente e sede em Menlo Park, na Califórnia.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos