Negócios

Como a euforia das negociações do Reddit beneficiou a elite de Wall St

Como os ricos ficaram mais ricos com as negociações no fórum Reddit

Como a euforia das negociações do Reddit beneficiou a elite de Wall St
Foto: Lucas Jackson/ Reuters
  • A categoria de traders individuais, conhecidos como investidores de varejo, cresceu com o surgimento de aplicativos de negociação online sem comissões
  • Esses traders apareceram em números recordes para ajudar a impulsionar a GameStop e outras ações no mês passado
  • Evidências crescentes lançam dúvidas sobre a ideia de que o episódio tenha beneficiado principalmente os pequenos investidores
  • Na verdade, os gigantes fundos mútuos que possuem a maior parte das ações da GameStop tiveram os maiores ganhos em valor

(Douglas MacMillan e Yeganeh Torbati/The Washington Post) – A euforia das negociações da GameStop no mês passado foi deflagrada por membros de uma popular comunidade de investidores do Reddit que disseram que queriam contra-atacar as elites de Wall Street que há muito os dispensavam como “dinheiro burro”. Mas evidências crescentes lançam dúvidas sobre a ideia de que o episódio tenha beneficiado principalmente os pequenos investidores.

Os gigantes fundos mútuos que possuem a maior parte das ações da GameStop tiveram os maiores ganhos em valor. Os fundos de hedge – alguns começaram a usar algoritmos para rastrear investidores de varejo em sites de mídia social – parecem ter comprado e vendido milhões de ações durante o período de negociação mais volátil, disseram especialistas do setor.

E, pelo menos em alguns casos, os investidores novatos perderam muito dinheiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em vez de anunciar uma nova onda de populismo nos investimentos, a alta e a queda das ações da GameStop podem acabar reforçando o que os investidores profissionais já sabem há muito tempo: Wall Street é muito boa em ganhar dinheiro e, na maioria das vezes, os investidores menores perdem para os operadores ricos e as instituições gigantescas.

Os quatro maiores gestores de ativos do mundo possuem juntos 39% das ações da GameStop, de acordo com registros regulatórios. Esses papéis, que em sua maioria são mantidos por anos em fundos de índices passivos, coletivamente ganharam cerca de US $ 1 bilhão em valor desde o início deste ano. O fundo de hedge Senvest Management recentemente se gabou para clientes de que ganhara mais de US $ 700 milhões com uma aposta feita na GameStop em setembro, relatou o Wall Street Journal na semana passada.

Steve Bruce, porta-voz do Senvest, não quis comentar sobre as negociações da GameStop.

O grande número de ações que mudaram de mãos durante o período de negociação mais agitado, no final de janeiro, sugere que o episódio foi impulsionado por mais do que apenas pequenos investidores de varejo. Alguns fundos de hedge compraram ações porque foram forçados a “cobrir” suas posições vendidas a descoberto – um custo financeiro imposto aos investidores que apostam que uma ação vai cair antes de subir. Enquanto isso, outros gestores de fundos de hedge provavelmente estavam assumindo riscos calculados de curto prazo de compra e venda à medida que o preço das ações subia, disse Robert J. Shapiro, pesquisador de políticas da Universidade de Georgetown e ex-consultor econômico de Bill Clinton.

“Você tem centenas de milhões de ações sendo negociadas a preços de US $ 200 a US $ 300”, disse Shapiro. “A turma do Reddit não pode se dar ao luxo de jogar esse jogo com tanto peso”.

Publicidade

A questão de quem lucrou com a bonança de ações é importante para os reguladores, que estão investigando se o mercado foi manipulado para se obter lucro. Os investidores individuais podem compartilhar livremente suas opiniões sobre uma ação nas redes sociais, mas é ilegal que um grupo de investidores coordene um esforço para aumentar o preço das ações, disse Jacob S. Frenkel, ex-conselheiro sênior da Comissão de Valores Mobiliários.

Os investidores profissionais licenciados pela Autoridade Reguladora da Indústria Financeira para fornecer consultoria de investimento enfrentam limites mais rígidos sobre como podem discutir suas posições de ações, disse Frenkel. Especialistas jurídicos acreditam que os reguladores financeiros provavelmente vasculharão posts nas redes sociais para determinar se investidores sofisticados usaram o anonimato online para estimular a demanda por ações.

Leia também: Saiba quais operações além do short squeeze podem ser consideradas crime

Traders individuais em ascensão

A categoria de traders individuais, conhecidos como investidores de varejo, cresceu com o surgimento de aplicativos de negociação online sem comissões, entre eles a Robinhood. Não há dúvida de que esses traders apareceram em números recordes para ajudar a impulsionar a GameStop e outras ações no mês passado, criando uma crise de liquidez temporária para a Robinhood, que teve de levantar US $ 3,4 bilhões para ajudar a cobrir o custo de garantir todos os depósitos de seus clientes.

Mas o aumento dos investidores de varejo também levou algumas empresas de Wall Street a prestarem mais atenção aos pequenos investidores que costumavam ridicularizar. Silenciosamente, os fundos de hedge começaram a construir algoritmos ou contratar empresas externas especializadas em escanear conversas no Reddit e no Twitter em busca de pistas sobre o que os traders de varejo estão pensando. Vários desses serviços, com nomes como Swaggy Stocks, Robintrack e Quiver Quantitative, surgiram nos últimos dois anos.

“As empresas de investimento mais inovadoras perceberam que rastrear o Reddit era importante para o gerenciamento de portfólio”, disse Justin Zhen, cofundador da Thinknum Alternative Data, empresa de software de Nova York com mais de 300 clientes que pagam por dados coletados de várias fontes na web.

Publicidade

Fora o Senvest, fundo de hedge de Nova York que gerencia US $ 2,4 bilhões em ativos, as empresas de Wall Street mantêm silêncio sobre quaisquer ganhos com a GameStop. A maioria dos investidores, com exceção dos principais executivos e acionistas que possuem pelo menos 5% de uma empresa, não é obrigada a divulgar suas atividades no mercado financeiro.

Mas especialistas do setor dizem que o aumento do preço das ações quase certamente foi impulsionado pela mão oculta de investidores maiores.

Benn Eifert, diretor de investimentos do fundo de investimento QVR Advisors, de São Francisco, disse que os maiores fundos de hedge provavelmente sabiam sobre o burburinho da GameStop desde cedo, porque vêm monitorando ativamente as conversas em fóruns de mídia social.

“É sempre bom ter em mente que as grandes empresas sofisticadas têm tecnologia para dizer o que está acontecendo no mundo em tempo real”, disse Eifert. Ele se recusou a comentar se o QVR assumiu uma posição na GameStop ou especificar qual tecnologia sua empresa usa para monitorar a mídia social.

No ano passado, proeminentes fundos de hedge – entre eles Point72, D.E. Shaw, Two Sigma e Capital Fund Management – estavam silenciosamente sugando dados de transações de um aplicativo popular chamado Robintrack, que coletava informações sobre quais ações os usuários da Robinhood compravam e vendiam. Casey Primozic, o programador que criou o aplicativo agora extinto, tuitou sua descoberta em maio do ano passado: ele havia rastreado grandes volumes de tráfego que estavam voltando para servidores que pareciam pertencer a essas empresas.

Publicidade

“Era uma prova do fato de que os dados têm valor para esses players maiores”, disse Primozic em entrevista.

Porta-vozes do Point72, Two Sigma e Capital Fund Management não quiseram comentar sobre o incidente ou se participaram da negociação com papéis da GameStop. O D.E. Shaw não respondeu a um pedido de comentário.

A GameStop tem apenas 47 milhões de ações disponíveis para negociação no mercado de ações. E, mesmo assim, durante a montanha-russa na qual o preço da ação variou entre US $ 17 para US $ 483 no espaço de três semanas, os investidores compraram e venderam essas ações centenas de milhões de vezes. Em três dos dias de negociação mais voláteis, as ações da GameStop mudaram de mãos 554 milhões de vezes – mais de 11 vezes o número total de ações disponíveis.

Esse padrão sugere que a história é mais complicada do que investidores de varejo comprando ações e segurando-as durante o aumento das ações, disse Shapiro, pesquisador de políticas de Georgetown.

“As mesmas ações estão sendo compradas e vendidas quatro, cinco ou seis vezes por dia”, disse Shapiro, um padrão que ele acredita apontar para o envolvimento de fundos de hedge com grandes quantidades de capital para apostar em ações altamente voláteis. “Os fundos de hedge ganham dinheiro com a volatilidade e as mudanças nos preços. Se os preços mudam muito rapidamente, você tem muitas oportunidades de lucro”.

Publicidade

Se o rastreamento das redes sociais era uma arma secreta para Wall Street, o segredo foi revelado.

A Quiver Quantitative, empresa que compila fontes de dados de mídias sociais, documentos regulatórios e registros de lobby, viu um aumento no interesse de fundos de hedge e outros investidores institucionais por seu produto nas últimas duas semanas, disse Christopher Kardatzke, que lançou a empresa com seu irmão gêmeo no ano passado. A empresa também oferece um painel de dados na web para investidores comuns.

“Muitas pessoas querem saber sobre o que os investidores de varejo estão falando”, disse ele. “É uma força que vai influenciar os mercados por algum tempo”.

Leia também: Mark Cuban agradece ao WallStreetBets por ‘enfrentar Wall Street’

Sofisticação de membros do Reddit levanta suspeita

Outra possibilidade que os reguladores estão examinando é se os funcionários de grandes empresas de Wall Street estavam usando ativamente o fórum do Reddit para valorizar seus portfólios. Embora as postagens sejam anônimas, o fórum r/WallStreetBets há muito é povoado por usuários que demonstraram entendimento de conceitos de negociação complexos, compartilharam imagens de seus terminais Bloomberg e discutiram apostas de seis dígitos em ações, disse Jaime Rogozinski, que fundou o fórum em 2012.

“Desde que começou, sempre atraiu profissionais”, disse Rogozinski, que tem 39 anos e mora na Cidade do México. “A linguagem grosseira dificulta um pouco a identificação da sua presença”.

Publicidade

A sofisticação de alguns membros do fórum ficou evidente, disse Rogozinski, durante um incidente no final de 2019, quando eles descobriram uma falha no aplicativo da Robinhood. Os Redditors compartilharam um “código de trapaça para ganhar dinheiro fácil” que, segundo eles, os permitia pegar uma quantidade infinita de dinheiro para realizar negociações. Um usuário chamado MoonYachts afirmou ter feito uma aposta de US$ 1 milhão com apenas US$ 4.000 de seu próprio dinheiro antes de a Robinhood consertar o bug.

“É evidente que esses caras sabiam exatamente o que estavam fazendo”, disse Rogozinski, que disse ter parado de moderar o subreddit que fundou no ano passado.

Joey Brookhart, analista de um fundo de hedge em Denver, monitorou o subreddit por anos como uma forma de entretenimento. Ele disse que uma das postagens mais típicas no site é a “bomba” – uma mensagem criada para fazer com que outros usuários aumentem o preço de uma ação. Brookhart disse acreditar que a maioria dessas postagens é compartilhada por operadores ativos, mas não necessariamente profissionais.

“Eles meio que perceberam o poder de uma rede pronta para a manipulação”, disse ele. “Existe uma fórmula muito fácil para quem quer bombar alguma coisa”.

É claro que os Redditors ajudaram a desencadear o aumento inicial que fez com que as ações da GameStop fossem negociadas em níveis muito acima do que qualquer investidor racional teria pago por uma cadeia de varejo tradicional em falência. Um veterano do r/WallStreetBets que atende pelo nome de usuário DeepF***ckingValue vinha promovendo a ação da GameStop desde o ano passado, quando comprou cerca de $ 50.000 em ações.

No mês passado, quando sua posição ultrapassou US $ 47 milhões, o usuário foi desmascarado como Keith Gill, 34 anos, consultor financeiro certificado de Massachusetts. Gill, que não respondeu a um pedido de comentário, disse a entrevistadores que não está tentando inflar o preço das ações e que sempre pretendeu ficar com elas no longo prazo.

Debra O’Malley, porta-voz do secretário de estado de Massachusetts, disse que o estado está examinando as atividades de mídia social de Gill no que se refere a seu papel como corretor registrado e funcionário do MassMutual. Ela disse que o estado pediu ao MassMutual detalhes sobre seu emprego, seu contrato e os termos de sua saída da empresa, em 28 de janeiro.

“É nosso entendimento que eles não sabiam de suas postagens nas redes sociais e provavelmente não as aprovariam”, disse O’Malley em entrevista.

Paula Tremblay, porta-voz da MassMutual, confirmou que Gill não trabalha mais na empresa. Ela disse que o MassMutual está analisando o assunto, mas não quis comentar o caso.

Andrew Hong, analista de uma empresa de software financeiro em Toronto que comprou opções de ações da GameStop em agosto do ano passado, disse que acha que os investidores do Reddit têm muito em comum com os investidores de Wall Street que eles afirmam desprezar: no final das contas, todos estão tentando ganhar dinheiro.

“Tem algumas pessoas bem espertas no WallStreetBets, mas, no fundo, é só o velho embate entre os pobres de sempre viciados em jogos de azar contra os ricos de sempre viciados em jogos de azar”, disse Hong. “Não tem ninguém bonzinho aqui”.

(Tradução de Renato Prelorentzou)

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos