Publicidade

Radar da Imprensa

Criptomoedas na bolsa: tudo sobre ETF de bitcoin

Com a aprovação dos ETFs de Bitcoin, investidores podem ter acesso a esses ativos de forma regulamentada

Criptomoedas na bolsa: tudo sobre ETF de bitcoin
Tudo o que você precisa saber sobre ETF de bitcoin Foto: Envato Elements

Em janeiro de 2024, a Securities and Exchange Commission (SEC) deu o aval para onze pedidos de gestoras para o lançamento de Exchange Traded Funds (ETFs) de bitcoin. Essa novidade despertou a atenção de investidores, que se perguntam como isso funciona na prática.

O que é ETF de bitcoin

Em um ETF de bitcoin, o fundo investe diretamente em bitcoin. Isso quer dizer que, ao comprar um ETF de bitcoin, o acionista está comprando uma parte do bitcoin que o fundo possui.

Basicamente, quando você investe em um ETF de bitcoin, está comprando uma fração dos bitcoins que compõem a carteira do fundo. Este fundo, por sua vez, compra bitcoins diretamente do mercado.

O valor do ETF de bitcoin varia de acordocom o preço do bitcoin no mercado. Ou seja, se o preço do bitcoin aumentar, o valor do ETF também aumenta.

Como funcionam os ETFs de bitcoin

Segundo o jornalista Artur Scaff, os ETFs são fundos de investimento negociados em bolsa, funcionando de maneira bastante similar à negociação de ações. No caso dos ETFs de bitcoin, o fundo acompanha o desempenho do bitcoin, a principal criptomoeda do mercado atual.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Desta forma, o fundo adquire uma quantidade significativa de bitcoins e emite ações que refletem a proporção deste montante. Assim, os investidores compram essas ações, que representam uma parte da moeda digital, mesmo sem possuí-la diretamente.

Essa autorização permite que os acionistas tenham uma alternativa para entrarem no universo das criptomoedas sem a obrigatoriedade de manterem ativos digitais em uma carteira própria. Com o processo do halving do bitcoin ocorrendo a cada quatro anos, a escassez da criptomoeda torna-se mais evidente, o que torna os ETFs em uma opção atrativa para os interessados.

ETF de renda fixa americana: vale a pena investir?

Os ETFs de renda fixa americana podem ser uma excelente alternativa para diversificar sua carteira de investimentos. Negociados em bolsa, estes fundos acompanham e procuram replicar o desempenho de títulos de renda fixa de diversos países, principalmente dos Estados Unidos.

Outra grande vantagem é que os ETFs se destacam pelos custos baixos quando comparados a outros tipos de ativos. A estrutura de operação destes fundos permite taxas de administração reduzidas e, muitas vezes, taxas mais competitivas para os investidores.

Diante destes benefícios, investir em ETFs de renda fixa americana pode ser uma escolha interessante para diversificar e fortalecer uma carteira de investimentos. Se você ficou interessado, veja mais motivos para ter ETFs na sua carteira de investimentos nesta matéria.

Colaborou: Gabrielly Bento.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>