Últimas notícias

BC da Austrália (RBA) eleva taxa básica de juros

O banco central espera que a inflação tenha um pico na Austrália no mais tarde neste ano

BC da Austrália (RBA) eleva taxa básica de juros
Michele Bullock, dirigente do banco central da Austrália vê que riscos financeiros estão um pouco elevados. Foto: Envato Elements

(Matheus Andrade, Estadão Conteúdo) – O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,5 ponto porcentual, de 1,35% para 1,85%, em sua reunião de política monetária nesta terça-feira. Na última alta de juros, a autoridade monetária já havia elevado a taxa em 50 pontos base, de 0,85% para 1,35%. O RBA espera tomar mais medidas no processo de normalização das condições monetárias na Austrália nos próximos meses.

O tamanho e o momento de aumentos futuros das taxas de juros serão guiados pelos dados recebidos e pela avaliação do Conselho sobre as perspectivas para a inflação e o mercado de trabalho, disse o presidente do RBA, Philip Low, em comunicado. Sobre o mercado de trabalho, Low aponta que há aperto no momento, e que, em 3,5%, a taxa de desemprego no país é a menor em 50 anos.

O banco central espera que a inflação tenha um pico na Austrália no mais tarde neste ano, e que caia de volta à faixa alvo, ficando entre 2 e 3%. “A esperada moderação da inflação reflete a resolução em curso dos problemas do lado da oferta global, a estabilização dos preços das commodities e o impacto do aumento das taxas de juros”, aponta Low.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos