Uma pesquisa realizada pela Méliuz em agosto registrou a intenção de compra para a Black Friday com mais de mil usuários da sua base. O estudo revelou que os consumidores pretendem gastar 62% a mais nesse evento de descontos na comparação com o ano passado.
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Os dados mostram que 95,2% dos entrevistados estão dispostos a aproveitar a data para fazer compras em 2023. Destes, apenas 66% afirma ter comprado na Black Friday de 2022, que apresentou queda de 23% no faturamento.
Além disso, 32% dos participantes devem gastar mais de R$ 1.000 nesta edição, 62% a mais que o ticket médio da Black Friday 2022, segundo pesquisa da Confi.Neotrust.
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Os itens de desejo em destaque na lista dos consumidores estão nas categorias de Eletrônicos e Informática (49,2%), Eletrodomésticos e Eletroportáteis (44,8%), Roupas (30,8%), Acessórios e Calçados (27,7%) e Perfumes e Cosméticos (21,5%).
Já entre os usuários que não buscam por itens de desejo, 18,3% quer substituir itens mais antigos ou repor itens que deixaram de funcionar, 8,1% pretende antecipar a compra de presentes para o Natal e 7,9% vai estocar produtos de uso recorrente.
A pesquisa da Méliuz também mostra o e-commerce como preferência de compra de 98% dos usuários ouvidos, que destacam melhor preço (87,2%), comodidade (82,4%) e a crença de que as promoções da data são melhores nas lojas on-line do que nas lojas físicas (51%) como principais motivos para essa escolha.
Esses números se justificam para além do preço promocional, já que os fatores decisivos para estes usuários na hora de fechar a compra são alguns benefícios como o cashback (22,4%), frete grátis (10%) e parcelamento sem juros (3,7%).
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O pagamento mais popular entre os respondentes da pesquisa é o cartão de crédito parcelado, que conquista a preferência de 72,3% dos usuários. Outras alternativas são o cartão de crédito à vista (15,2%), Pix (8,8%), cartão de débito (1,7%) e boleto bancário (1,1%).
Antecipação da Black Friday
Em 2022, mesmo com a queda nas vendas do evento na semana tradicional, o período anterior – entre outubro e novembro – registrou alta de 8% em relação a 2021 de acordo com dados da Ebit/Nielsen. Assim, essa fase de preparação da Black Friday pode conter bons resultados para o varejo.
Segundo a Méliuz, 38,3% dos respondentes acha que as promoções começam a valer a pena durante todo o mês de novembro e 15% considera as promoções boas para comprar já no mês de outubro.
Os usuários que já começaram a acompanhar os preços dos produtos que pretendem comprar registram 39,2% dos entrevistados. Apenas 6,6% afirmou não ter o costume de realizar pesquisa de preço para comprar na Black Friday.