O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (25) até sexta-feira (29), contém diversos eventos importantes nacionais e internacionais que os investidores devem ficar de olho.
Leia também
A semana começa tranquila, sem indicadores econômicos relevantes previstos para a segunda-feira (25) por conta do feriado nacional do Natal, em que o mercado estará fechado.
Já na terça-feira (26), a agenda doméstica já acordará agitada. Pela manhã, teremos o relatório semanal Focus, do Banco Central, com as principais previsões econômicas do mercado. Contamos também com a Secretaria do Comércio Exterior (Secex), que vai divulgar a Balança Comercial semanal, sendo esta um conjunto de dados que mostram a diferença entre as importações e exportações do País. Além disso, vale lembrar que será dia de acompanhar os números do Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), um medidor da inflação no território nacional.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quanto ao exterior, o destaque será dos Estados Unidos. Neste dia, o Federal Reserve (Fed, o banco central do país), vai divulgar o Índice de Atividade Nacional de novembro do Chicago Fed National Activity Index (CFNAI) e o Índice de atividade do Fed Filadélfia de dezembro.
Na quarta-feira (27), o Brasil será o foco, a partir dos dados sobre o Fluxo Cambial semanal do Banco Central, sendo este, um controle do capital que entra e sai do País pelas operações comerciais e financeiras. Contamos também com o Tesouro, que vai trazer o relatório mensal da dívida pública federal de novembro.
Na quinta-feira (28), ainda no Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) vai publicar os dados relacionados a sondagem do comércio e de serviços deste mês. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai lançar os números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de dezembro, sendo este, uma prévia do IPCA. Vale lembrar também que o Tesouro vai divulgar o resultado primário do Governo Central de novembro. Sobre os EUA, veremos os pedidos de auxílio desemprego (semanal).
No último dia útil da semana, na sexta-feira (29), teremos a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) de novembro, que mostra a situação socioeconômica brasileira. Contamos também com a FGV, trazendo o Indicador de Incerteza da Economia do mês de dezembro.
Publicidade
Ainda sem data de publicação, é importante lembrar que a China vai divulgar o Índice Gerente de Compras (PMI Composto e PMI Industrial, da Caixin) de dezembro. Já na Alemanha, teremos as vendas no varejo de novembro.
Calendário Econômico da Semana
Segunda-feira, 25 de dezembro
Sem indicadores econômicos relevantes previstos
Terça-feira, 26 de dezembro
Brasil
08:00: FGV: IPC-S (semanal)
08:00: FGV: INCC-M (dez)
08:00: FGV: Sondagem da construção (dez)
08:25: BCB: Relatório Focus (semanal)
15:00: Secex: Balança comercial (semanal)
Estados Unidos
10:30: Fed: Índice de Atividade Nacional (CFNAI) (nov)
10:30: Índice de atividade do Fed Filadélfia (dez)
Quarta-feira, 27 de dezembro
Brasil
08:00: FGV: Sondagem da Indústria (dez)
14:30: Tesouro: Relatório mensal da dívida pública federal (nov)
14:30: BCB: Fluxo Cambial (semanal)
Quinta-feira, 28 de dezembro
Brasil
08:00: FGV: Sondagem do Comércio (dez)
08:00: FGV: Sondagem de Serviços (dez)
08:00: FGV: IGP-M (dez)
09:00: IBGE: IPCA-15 (dez)
14:30: Tesouro: Resultado primário do Governo Central (nov)
14:30: Caged: Geração de emprego formal (nov)
Estados Unidos
10:30: Pedidos de auxílio desemprego (semanal)
Sexta-feira, 29 de dezembro
Brasil
09:00: IBGE: PNAD Contínua (nov)
10:15: FGV: Indicador de Incerteza da Economia (dez)
Na semana
China
22:30: índice PMI Composto (dez)
22:45: PMI Industrial (Caixin) (dez)
Alemanha
– Vendas no Varejo (nov)
Fonte: Depec