• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Calendário econômico da semana: inflação global, payroll nos EUA e dados-chave no Brasil entram no radar

Semana concentra indicadores de inflação, emprego e atividade no Brasil, Estados Unidos, Europa e China, além de discursos do Fed e dados do setor de energia

Por Isabela Ortiz

08/02/2026 | 4:30 Atualização: 06/02/2026 | 20:16

Investidores monitoram semana cheia de dados de inflação, mercado de trabalho e atividade econômica no Brasil e no exterior. (Foto: Adobe Stock)
Investidores monitoram semana cheia de dados de inflação, mercado de trabalho e atividade econômica no Brasil e no exterior. (Foto: Adobe Stock)

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (9) a sexta-feira (13), reúne uma agenda carregada de indicadores de inflação, atividade econômica, mercado de trabalho e política monetária, com potencial para mexer com os mercados no Brasil e no exterior.

Leia mais:
  • Carteiras de FIIs pausam euforia com altas do IFIX e inauguram fase de ajustes em fevereiro de 2026; veja como as casas se posicionam
  • Bradesco supera expectativas no 4T25, mas provisões elevadas pesam nas ações
  • Apple avança e Microsoft cai: o que mudou na avaliação da IA e como o investidor ainda pode lucrar
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entre os destaques estão os dados de inflação no Brasil, Estados Unidos, China e Europa, uma bateria robusta de números do mercado de trabalho americano (incluindo pedidos de seguro-desemprego, folha de pagamento e custos trabalhistas) além de discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e divulgações relevantes sobre estoques de petróleo e gás natural.

Na Ásia, Japão e China concentram atenções com dados de inflação, atividade industrial e leilões de títulos públicos, enquanto a Europa divulga indicadores de produção, comércio exterior e crescimento econômico.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na segunda-feira (9), o dia começa com indicadores de sentimento econômico no Japão e leilões de títulos públicos no Japão e na Alemanha. No Brasil, o destaque é a divulgação do Boletim Focus, que traz as expectativas do mercado para inflação, juros, câmbio e crescimento econômico. Ao longo do dia, México e Estados Unidos divulgam dados de inflação ao consumidor, incluindo medidas de inflação cheia e núcleo (que exclui itens mais voláteis). No fim do dia, investidores acompanham discurso de Raphael Bostic, dirigente do Fed, além do monitor de vendas no varejo do Reino Unido.

A terça-feira (10) concentra uma das agendas mais extensas da semana. Logo cedo, Japão, Reino Unido e Alemanha realizam leilões de títulos públicos. Nos Estados Unidos, saem dados importantes sobre inflação ao consumidor, produção e exportação de veículos, vendas no varejo (incluindo medidas ajustadas e o núcleo das vendas) além do relatório de emprego da ADP (Automatic Data Processing), que serve como termômetro para o mercado de trabalho.

Também entram no radar os índices de custos de emprego, preços de exportação e importação, estoques empresariais e o nível de endividamento das famílias americanas. O dia ainda conta com discursos de dirigentes do Fed, dados semanais de estoques de petróleo nos EUA e indicadores de inflação e preços ao produtor na China.

Na quarta-feira (11), o foco se divide entre Europa, Brasil e Estados Unidos. A Alemanha promove leilões de títulos públicos, enquanto México e Brasil divulgam dados de produção industrial e inflação ao produtor. Nos EUA, a atenção se volta para o mercado de trabalho, com divulgação de ganhos médios por hora, horas trabalhadas, criação de vagas fora do setor agrícola (payroll), taxa de desemprego e taxa de participação. Ao longo do dia, também saem os dados completos de estoques e produção de petróleo e derivados divulgados pela Administração de Informação de Energia (EIA), além de novos leilões de títulos do Tesouro americano.

Publicidade

Na quinta-feira (12), a agenda traz uma bateria pesada de dados do Reino Unido, incluindo balança comercial, investimentos empresariais, produção industrial, produção manufatureira e estimativas preliminares do Produto Interno Bruto (PIB). Nos Estados Unidos, o mercado acompanha pedidos iniciais e contínuos de seguro-desemprego, vendas de imóveis usados, estoques de gás natural e novos leilões de títulos públicos. A Alemanha divulga produção industrial, enquanto a China apresenta dados da balança de transações correntes e preços de imóveis.

A sexta-feira (13) encerra a semana com indicadores de preços no atacado na Alemanha, balança comercial da União Europeia e uma nova rodada de dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos. Também entram no radar as estimativas de crescimento do PIB, vendas no varejo e, no mercado de energia, a contagem de sondas de petróleo e gás da Baker Hughes, indicador importante para o setor de commodities.

Calendário econômico da semana

Segunda-feira, 9 de fevereiro

Japão

  • 00:35 – Leilão de títulos públicos de 6 meses;
  • 02:00 – Pesquisa Eco Watchers – situação atual;
  • 02:00 – Pesquisa Eco Watchers – expectativas.

Alemanha

  • 07:30 – Leilão de títulos públicos Bubill (substituição de 11 meses por 5 meses).

Brasil

  • 08:30 – Boletim Focus do Banco Central.

México

  • 09:00 – Núcleo da inflação (mês a mês e ano a ano);
  • 09:00 – Inflação ao consumidor (mês a mês e ano a ano);
  • 09:00 – Expectativas de inflação do consumidor.

Estados Unidos

  • 13:00 – Leilão de títulos do Tesouro de 3 meses (substituição por 6 meses);
  • 13:30 – Discurso de Raphael Bostic, dirigente do Fed.

Reino Unido

  • 21:01 – Monitor de vendas no varejo do BRC (ano a ano).

Terça-feira, 10 de fevereiro

Japão

  • 00:35 – Leilão de títulos públicos indexados à inflação (10 anos).

Reino Unido

  • 07:00 – Leilão de títulos públicos Gilt com vencimento em 2031.

Alemanha

  • 07:30 – Leilão de títulos públicos Bobl (5 anos).

Estados Unidos

  • 08:00 – Índice de Otimismo das Pequenas Empresas (NFIB);
  • 10:15 – Variação do emprego ADP;
  • 10:30 – Índice de custos do emprego;
  • 10:30 – Preços de exportação e importação;
  • 10:30 – Vendas no varejo (total, núcleo e medidas ajustadas);
  • 10:55 – Índice Redbook de vendas no varejo (ano a ano);
  • 11:20 – Compras de títulos do Fed de Nova York;
  • 12:00 – Estoques empresariais;
  • 14:00 – Dívida total das famílias;
  • 15:00 – Discurso de Beth Hammack, dirigente do Fed;
  • 18:30 – Estoques de petróleo (API).

China

  • 22:30 – Inflação ao consumidor (mês a mês e ano a ano);
  • 22:30 – Inflação ao produtor (ano a ano).

Quarta-feira, 11 de fevereiro

Alemanha

  • 07:30 – Leilão de títulos públicos (15, 20 e 30 anos).

México

  • 09:00 – Produção industrial (mês a mês e ano a ano)
    Brasil;
  • 09:00 – Índice de Preços ao Produtor (IPP – mês a mês e ano a ano).

Estados Unidos

  • 10:30 – Relatório de emprego (payroll);
  • 12:30 – Estoques e produção de petróleo e derivados (EIA);
  • 13:30 – Leilão de títulos do Tesouro (17 semanas);
  • 15:00 – Resultado do orçamento mensal;
  • 21:00 – Discurso de Lorie Logan, dirigente do Fed.

Reino Unido

  • 21:01 – Índice RICS de preços de imóveis.

Quinta-feira, 12 de fevereiro

Japão

  • 00:35 – Compras de títulos públicos pelo Banco do Japão.

Reino Unido

  • 04:00 – Balança comercial;
  • 04:00 – Investimentos empresariais (preliminar);
  • 04:00 – Produção industrial e manufatureira;
  • 04:00 – PIB (estimativa preliminar).

Alemanha

  • 10:45 – Produção industrial (mês a mês e ano a ano).

Estados Unidos

  • 10:30 – Pedidos iniciais e contínuos de seguro-desemprego;
  • 12:00 – Vendas de imóveis usados;
  • 12:30 – Estoques de gás natural (EIA);
  • 15:00 – Leilão de títulos públicos (30 anos);
  • 18:30 – Balanço patrimonial do Fed.

China

  • 22:30 – Conta corrente;
  • 22:30 – Índice de preços de imóveis (ano a ano).

Sexta-feira, 13 de fevereiro

Japão

  • 00:35 – Leilão de títulos públicos de 3 meses.

Alemanha

  • 04:00 – Preços no atacado (mês a mês e ano a ano).

União Europeia

  • 07:00 – Balança comercial.

Brasil

  • 09:00 – Inflação ao consumidor e núcleo da inflação.

Estados Unidos

  • 10:30 – PIB (2ª estimativa);
  • 10:30 – Vendas no varejo;
  • 15:00 – Contagem de sondas de petróleo e gás (Baker Hughes).

*Com informações do Trading View

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • calendário econômico
  • Conteúdo E-Investidor
Cotações
19/02/2026 17h28 (delay 15min)
Câmbio
19/02/2026 17h28 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Como comprar dólar e pagar menos no exterior: os melhores apps e contas globais para viajar em 2026

  • 2

    NYT: crises estão por toda parte, mas os mercados parecem não se importar

  • 3

    BC decreta liquidação do Banco Pleno, de ex-sócio do Master; veja o que fazer se você tem CDB ou dinheiro na instituição

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em queda em dia de liquidação do Banco Pleno, pressão sobre Vale e ata do Fed

  • 5

    Carnaval: bancos têm modo de proteção para golpes; veja como ativar nos apps

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Harry Styles no Brasil 2026: todos os setores já esgotaram? Veja o valor dos ingressos
Logo E-Investidor
Harry Styles no Brasil 2026: todos os setores já esgotaram? Veja o valor dos ingressos
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: como efetuar o pagamento do tributo?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: como efetuar o pagamento do tributo?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda: o que são as despesas dedutíveis?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda: o que são as despesas dedutíveis?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda: o que pode ser dedutível no valor?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda: o que pode ser dedutível no valor?
Imagem principal sobre o 13º salário 2026: as datas de pagamento já foram divulgadas?
Logo E-Investidor
13º salário 2026: as datas de pagamento já foram divulgadas?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que muda na apuração anual?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que muda na apuração anual?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Ceará: é possível ter desconto no pagamento?
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Ceará: é possível ter desconto no pagamento?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Ceará: veja o calendário de vencimento das cinco parcelas
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Ceará: veja o calendário de vencimento das cinco parcelas
Últimas: Tempo Real
Anbima: empresas captam quase R$ 60 bilhões em janeiro, maior volume para o mês na série histórica
Tempo Real
Anbima: empresas captam quase R$ 60 bilhões em janeiro, maior volume para o mês na série histórica

Destaque ficou com os fundos de recebíveis: FIDCs levantaram R$ 7 bilhões no primeiro mês de 2026

19/02/2026 | 17h15 | Por Altamiro Silva Junior
“Sentimento estrangeiro com Brasil segue construtivo, mas seletivo”, diz Santander
Tempo Real
“Sentimento estrangeiro com Brasil segue construtivo, mas seletivo”, diz Santander

Banco diz que País segue competitivo em relação a outros mercados e há um interesse maior do investidor por ações cíclicas

19/02/2026 | 17h07 | Por Caroline Aragaki
Rali de 20% acende alerta sobre preços da Bolsa, apesar do otimismo de investidor estrangeiro, diz XP
Tempo Real
Rali de 20% acende alerta sobre preços da Bolsa, apesar do otimismo de investidor estrangeiro, diz XP

Ciclo de queda da Selic se mostra fator central por trás do aumento do interesse dos gringos; veja o que mais os atrai

19/02/2026 | 15h13 | Por Beth Moreira
INSS prorroga prazo para contestar descontos indevidos até 20 de março; veja como aderir ao ressarcimento
Tempo Real
INSS prorroga prazo para contestar descontos indevidos até 20 de março; veja como aderir ao ressarcimento

Após falhas no sistema e manutenção da Dataprev, instituto amplia prazo para aposentados e pensionistas contestarem cobranças e recuperarem valores descontados sem autorização

19/02/2026 | 11h43 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador