Últimas notícias

Medidas na China dão fôlego ao Ibovespa à espera de indicadores locais

No Brasil, o PIB do segundo trimestre será divulgado na quinta-feira (31) - um dia antes do payroll americano

Medidas na China dão fôlego ao Ibovespa à espera de indicadores locais
(Foto: Freepik)

O Ibovespa tenta recuperar, nesta segunda-feira (28), parte da queda de cerca de 1,00% de sexta na esteira das bolsas internacionais. A alta externa reflete o anúncio de medidas da China para o mercado de ações e sinais de apoio ao setor imobiliário. No entanto, as commodities têm direções divergentes. O minério de ferro, por exemplo, caiu 0,85% em Dalian, mas vem de uma série de ganhos, enquanto o petróleo do tipo Brent caía 0,10% às 10h30. Assim, as ações da Vale avançavam 1,06% e as da Petrobras cediam 0,06% (PN) e -0,40% (ON).

A valorização moderada das bolsas externas ocorre após a indicação hawkish (dura em relação à inflação) sobre política monetária dos presidentes do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e do Banco Central Europeu (BCE) no fim de semana. Além disso, antecede a agenda pesada de indicadores, com destaque para dados de inflação, do PIB e de emprego nos Estados Unidos e também no Brasil.

“Sairão dados de atividade e de inflação nos Estados Unidos que serão avaliados com atenção após os bancos centrais reforçarem a disposição de manterem suas políticas monetárias apertadas no Simpósio de Jackson Hole”, diz Antonio Madeira, economista da MCM Consultores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o PIB do segundo trimestre será divulgado na quinta-feira – um dia antes do payroll americano. Hoje, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fica no radar. Ele fará palestra em dois eventos. Mais cedo, saiu o boletim Focus, com manutenção nas projeções de IPCA e Selic para 2023.

Segundo Madeira, o Ibovespa começou a última semana de agosto devagar, à espera dos indicadores que sairão ao longo dos próximos dias e ainda em meio à expectativa de avanço da pauta econômica. O economista cita que a agenda econômica será acompanhada com afinco, em meio a expectativas de pautas que poderão estimular a arrecadação.

“Ficarão no radar: o projeto do voto de qualidade do Carf, a taxação de fundos exclusivos e de offshores, tributação de juros sobre capital próprio. Essa agenda é muito relevante e tem efeito importante na percepção de risco e de juros”, avalia Madeira.

Às 10h33, o Ibovespa tinha alta de 0,09%, aos 115.942,12 pontos, depois de subir 0,40%, na máxima aos 116.298,30 pontos, e ante mínima aos 115.838,05 pontos. Na sexta-feira, fechou em baixa de 1,02%, aos 115.837,20 pontos.