Últimas notícias

Itaú BBA tira Minerva da carteira de small caps; veja qual papel entra no lugar

Endividamento do frigorífico pesou na decisão do banco de investimentos.

Itaú BBA tira Minerva da carteira de small caps; veja qual papel entra no lugar
(Foto: Envato Elements)

O Itaú BBA atualizou sua carteira de small caps, termo que designa empresas listadas em bolsa, mas que apresentam menor valor de mercado.

De acordo com relatório, a Orizon (ORVR3) entrou no lugar da Minerva (BEEF3). “Após o anúncio – inesperado – da aquisição de 16 plantas de abate, acreditamos que o frigorífico posterga a geração de valor da companhia para o médio/longo prazo, enquanto o setor de proteínas tem sido, historicamente, impulsionado por dinâmicas de curto prazo”, justifica Victor Natal, estrategista de ações.

Para o banco de investimentos, mesmo com o sólido histórico de integração em fusões e aquisições passadas da Minerva, optou-se por adotar uma postura mais conservadora e encerrar a exposição ao nome.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Embora a transação esteja alinhada com os objetivos de longo prazo da companhia, a aquisição adia a esperada desalavancagem de Minerva e posterga os benefícios do ciclo bovino mais favorável no Brasil, mudando nossa tese de investimento da empresa para uma história de execução”, destaca.

O BBA explica que desde o anúncio da aquisição, o papel da Minerva já apresentou mais de 25% de queda, refletindo a falta de visibilidade nas estimativas para os novos ativos.

Segundo a instituição financeira, a Orizon, que começou a observar a retomada de volume em suas operações, anunciou recentemente uma joint venture com a Compass para investir numa planta de produção de biometano, mercado ainda incipiente no Brasil, mas já desenvolvido em países da Europa e Estados Unidos.

“A planta deve ficar pronta e começar a operar em 2025 e a expectativa da companhia é que o consumidor pagará um prêmio pelo biometano — pelo fato dele ser um renovável — o que deve fazer com que as margens do negócio sejam superiores às do gás natural”, ressalta.

O BBA acrecenta, no documento, que a Orizon é uma empresa pioneira na valorização de resíduos e hoje conta com quatro linhas de negócios, abrangendo 15 Ecoparques espalhados por 10 estados brasileiros. Fundada em 2009, a companhia realizou seu IPO em 2021 e, desde então, vem entregando de maneira sólida seu planejamento de expansão.

Confira a carteira small caps

  • PetroRecôncavo (RECV3);
  • 3R Petroleum (RRRP3);
  • SmartFit (SMFT3);
  • Orizon (ORVR3);
  • Dias Branco (MDIA3);
  • Vivara (VIVA3);
  • Cyrela (CYRE3);
  • 3Tentos (TTEN3);
  • Track&Field (TFCO4);
  • Alupar (ALUP11).

 

Publicidade