Últimas notícias

Lucro do Itaú Unibanco cai 26% no 4º tri, com maiores previsões para calotes

Lucro do Itaú Unibanco cai 26% no 4º tri, com maiores previsões para calotes
A taxa de administração é de 0,80% e não cobra taxa de performance. Foto: Sergio Moraes/Reuters
  • O Itaú teve queda de 26,1% no lucro contra um ano antes, a 5,388 bilhões de reais, 1% abaixo da estimativa de consenso dos analistas, de 5,44 bilhões de reais

(Reuters) – O Itaú Unibanco reportou nesta segunda-feira lucro recorrente de quarto trimestre praticamente em linha com as estimativas de analistas.

O Itaú teve queda de 26,1% no lucro contra um ano antes, a 5,388 bilhões de reais, 1% abaixo da estimativa de consenso dos analistas, de 5,44 bilhões de reais, compilada pela Refinitiv.

Em nota, o novo presidente-executivo do Itaú, Milton Maluhy, disse que, para enfrentar um 2021 desafiador, o banco buscará cortar custos e acelerar o crescimento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A receita líquida de juros do banco e as provisões para perdas com inadimplência seguiram sob pressão, enquanto as receitas com tarifas e serviços diminuíram.

A receita líquida de seguiram sob pressão, enquanto as receitas com tarifas e serviços diminuíram em meio à pandemia.

A margem de juros caiu 9,5% ano a ano, principalmente devido a uma mudança na carteira de crédito para linhas de menor risco.

O custo do crédito do banco subiu 3,8% no comparativo anual, para 6 bilhões de reais, mas o banco disse que foi devido a uma provisão para uma empresa.

A carteira de crédito do Itaú cresceu 2,7% no trimestre, impulsionada principalmente por consumidores e pequenas empresas. Seu índice de inadimplência em 90 dias ficou quase estável em 2,3%, mas o banco viu mais inadimplências entre pequenas e médias empresas com o fim de um período de carência.

Publicidade

No lado dos custos, o Itaú teve aumento de 5,1% nas despesas operacionais, com novas contratações e remuneração variável.

O retorno sobre o patrimônio líquido, um indicador de lucratividade entre os bancos, aumentou 0,4 ponto percentual em relação ao terceiro trimestre, para 16,1%.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos