Mercado

KPMG revela perfil do fraudador empresarial no Brasil

Cerca de 80% dos golpes foram realizados por profissionais do gênero masculino

KPMG revela perfil do fraudador empresarial no Brasil
Homens entre 26 e 45 anos e que ocupam cargos de liderança são maioria entre fraudadores empresariais no Brasil. Foto: Pixabay
  • A KPMG realizou uma pesquisa para identificar o perfil do fraudador empresarial no país. O levantamento apontou que 80% dos fraudadores são homens, com idades entre 26 e 45 anos
  • O levantamento foi feito com 120 profissionais de todo o Brasil que atuam em compliance, investigação corporativa, auditoria interna e outras áreas no período de janeiro de 2020 a junho de 2021

Não faltam casos de corrupção ou de fraude em empresas no Brasil. Um dos mais emblemáticos aconteceu na Petrobras (PETR4) e foi descoberto em meados de 2014, no âmbito da operação Lava Jato. Em 2020, as fraudes contábeis no ressegurador IRB (IRBR3) também assustaram o mercado e fizeram os papéis desabarem 87,5% desde o início do ano passado até esta terça-feira (14).

Visto a relevância do tema, a KPMG realizou uma pesquisa para identificar o perfil do fraudador empresarial no País. O levantamento apontou que 80% dos fraudadores são homens, com idades entre 26 e 45 anos (73%), com experiência de um a quatro anos dentro das companhias (45%) e que atuavam em cargos de liderança, como gerência, coordenação e supervisão de especialistas.

“Fraudadores com perfil de liderança, que possuem acessos ilimitados a pessoas, processos e sistemas sem monitoramento ou dupla verificação, normalmente são aqueles que causam maior dano à empresa”, afirma Alessandro Gratão Marques, sócio-diretor da prática de Forensic & Litigation e líder do CoE TPRM da KPMG no Brasil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os principais motivos para o cometimento das fraudes envolveram atingir metas corporativas (38%), omitir erros (31%) e promover ganho pessoal (27%). Por outro lado, os maiores golpes estavam relacionados a conflito de interesses (68%), apropriação e desvio de ativos (52%), adulteração de documentos (49%) e vazamento de dados (24%).

Na visão de Vinicius Carvalho, sócio-diretor da prática de Forensic & Litigation da KPMG no Brasil, o cenário de recessão e os impactos da covid-19 podem ter impulsionado as fraudes ligadas ao atingimento de metas corporativas. “Este fator, na realidade de algumas empresas e funções, seria preponderante para manutenção do emprego dos colaboradores, aspecto encarado como pressão situacional”, explicou Carvalho.

O levantamento foi feito com 120 profissionais de todo o Brasil que atuam em compliance, investigação corporativa, auditoria interna e outras áreas no período de janeiro de 2020 a junho de 2021.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos