• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Negócios

Quem são os 13 conselheiros que vão escolher o presidente da Vale (VALE3)?

A decisão sobre o comendo da mineradora enfrenta impasse entre membros do Conselho de Administração. Entenda

Por Daniel Rocha

07/03/2024 | 12:57 Atualização: 07/03/2024 | 12:59

Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale (VALE3). (Foto: Matt Writtle/Vale)
Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale (VALE3). (Foto: Matt Writtle/Vale)

O futuro da presidência da Vale (VALE3) continua incerto mesmo com a proximidade do fim do mandato de Eduardo Bartolomeo, atual CEO da mineradora. Os membros do Conselho de Administração, responsáveis pelo processo sucessório, estão divididos sobre quem deve comandar a empresa a partir do fim de maio.

Leia mais:
  • Por que o BTG faz “mea culpa” e rebaixa a ação da Vale (VALE3)
  • 4 anos após fraude, como estão as ações contra o IRB?
  • Mercado de criptos em alta: quais ativos o investidor deve escolher em março?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De um lado, há quem avalie a renovação do mandato de Bartolomeo como a melhor opção para o atual cenário da companhia. Do outro, a busca por um novo nome surge como uma alternativa mais viável para melhorar a relação da Vale com o governo federal.

O impasse na decisão sobre o futuro da empresa chama a atenção do mercado desde janeiro, quando o governo federal decidiu indicar Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), para o cargo de CEO da mineradora. A tentativa de emplacar Mantega por meio da Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3), para a presidência derrubou em 2,20% as ações da Vale na Bolsa de Valores quando o assunto veio à tona. Agora, uma das propostas em jogo é a renovação do mandato de Bartolomeo por um prazo de apenas um ano no lugar de três.

  • Novas dívidas de R$ 70 bi assombram a Vale; quanto a ação vai sofrer?

No entanto, segundo a apuração do Broadcast, a alternativa sofre resistência da Previ, que responde pela maior participação acionária da Vale, com 8,6% das ações. O motivo se deve ao desempenho da mineradora e da fragilidade da relação da companhia com o governo. “O presidente Lula desaprova Bartolomeo, que era um forte aliado de seu adversário político, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e critica a forma como a Vale lidou com a situação dos acidentes de Mariana e Brumadinho”, diz Victor Ary, gestor de fundos e sócio da Grifo Asset.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A rejeição da continuidade do mandato de Bartolomeo tem o apoio de outros quatro conselheiros da companhia que votaram, na última reunião do dia 15 de fevereiro, pela contratação de headhunter, empresa especializada em recrutamento e seleção para cargos de alto escalão, para a formação de uma lista tríplice. Outros seis membros do Conselho de Administração votaram a favor da continuidade de Bartolomeo no cargo.

Quem vai escolher o próximo presidente da Vale?

O mandato de Eduardo Bartolomeo encerra no dia 26 de maio. Até lá, a companhia precisa decidir se irá manter o atual CEO no cargo ou nomear outro executivo para o posto. A decisão sobre o comando da mineradora está nas mãos dos 13 conselheiros de administração da Vale. Desse total, oito são independentes. O restante é ligado aos acionistas com as maiores posições nos papeis da mineradora.

  • Leia mais: Quem é o presidente que o mercado espera para a Vale

A Previ possui duas cadeiras no Conselho de Administração da Vale que são representadas por Daniel André Stieler, atual presidente do colegiado, e João Luiz Fukunaga, presidente da Previ. Fernando Jorge Buso Gomes está ligado ao Bradespar, enquanto Shunji Komai é representante do Mitsui Group, conglomerado japonês que possui uma posição acionária de 6,3% da mineradora. André Viana representa os funcionários e segue na mineradora desde 2021.

Veja quem são os membros do Conselho Administrativo da Vale

Nome Cargo no CA
Daniel André Stieler Presidente do CA da Vale S.A.
Marcelo Gasparino da Silva Vice-Presidente do CA da Vale S.A.
André Viana Madeira Conselheiro representante dos funcionários
Douglas James Upton Conselheiro independente
Fernando Jorge Buso Gomes Conselheiro
João Luiz Fukunaga Conselheiro
José Luciano Duarte Penido Conselheiro independente
Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães Conselheiro independente
Manuel Oliveira (Ollie) Conselheiro independente
Paulo Hartung Conselheiro independente
Rachel de Oliveira Maia Conselheira independente
Shunji Komai Conselheiro
Vera Marie Inkster Conselheira independente
Fonte: Vale

Como funciona a escolha do presidente da Vale

A escolha do novo presidente deve seguir as diretrizes da política de sucessão da Vale. As regras da companhia definem que, em caso de um novo sucessor, os membros do Conselho de Administração devem dar prioridade a candidatos que tenham qualificações e outros atributos, definidos internamente, necessários para a posição. No entanto, por ser uma empresa privada, tais critérios para o cargo nem sempre são públicos.

O processo deve iniciar de seis a quatro meses antes do vencimento do prazo da gestão atual. Se houver um entendimento para buscar um novo sucessor, uma empresa de padrão internacional com reconhecimento na seleção de executivos globais deve ser contratada para dar início ao processo de recrutamento. “O presidente da Vale será selecionado entre os nomes propostos em lista tríplice elaborada pela empresa de padrão internacional de seleção de executivos contratada”, informa a companhia.

Já em caso de renovação do mandato, a definição do prazo e a contratação serão firmados após consenso entre os membros do conselho.

Mercado vigilante

O mercado acompanha cada passo sobre o processo de sucessão da presidência da Vale e tem como principal receio a nomeação de um candidato alinhado ao governo federal. Segundo Fabrício Gonçalves, CEO da Box Asset Management, a falta de consenso do conselho pode trazer incertezas sobre os rumos das estratégias de negócio da companhia. “O mercado está preocupado com os possíveis desdobramentos desse impasse, especialmente considerando os recentes acontecimentos e pressões políticas que a empresa vem enfrentando”, afirma Gonçalves.

O risco político ganha relevância diante da queda do minério de ferro no mercado internacional que prejudica os resultados da companhia. Caso o Conselho de Administração escolha um nome alinhado ao governo, os temores relacionados à ingerência política tornam-se mais evidentes. “Sugere uma possível instabilidade no ambiente de negócios e pode afetar a independência e a eficiência de gestão do negócio”, diz Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos.

  • Confira ainda: Apesar de desafios, dividendos da Vale podem chegar a 14% em 2024

No entanto, há analistas que acreditam na capacidade da Vale encontrar um candidato técnico para o cargo. “A expectativa do mercado é que o novo presidente da Vale seja um profissional qualificado e alinhado às políticas e ao estatuto da mineradora”, avalia Fabiano Vaz, sócio e analista de ações da Nord Research. Em meio à repercussão, a Previ enviou um ofício para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) solicitando a divulgação da ata da reunião extraordinária do Conselho de Administração referente ao dia 15 de fevereiro.

Publicidade

A medida visa garantir a transparência do processo de sucessão da companhia para todos os investidores da mineradora. “Reiteramos o compromisso com as melhores práticas de governança corporativa e investimento responsável, tanto na Vale quanto nas outras empresas em que temos participação”, ressaltou a Previ em nota publicada no dia 1º de março.

* Com informações do Broadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • CEO
  • Conteúdo E-Investidor
  • Investidores
  • mercado
  • Vale
Cotações
04/11/2025 5h36 (delay 15min)
Câmbio
04/11/2025 5h36 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Crises de Braskem (BRKM5) e Ambipar (AMBP3) fazem bonds brasileiros derreterem até 70%; entenda o risco e quem é afetado

  • 2

    Trabalho remoto funciona, diz pesquisa: 83% das empresas relatam alta produtividade e a maioria sem monitorar funcionários

  • 3

    Carteiras de dividendos de novembro mantêm foco em bancos e energia

  • 4

    Documento contradiz Ambipar (AMBP3) sobre culpa de ex-CFO no processo de recuperação judicial

  • 5

    Crédito privado vale a pena em 2025? Especialistas alertam sobre riscos com juros altos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Logo E-Investidor
Bolsa Família: aumento de renda faz família deixarem o programa
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso pagamento
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso pagamento
Imagem principal sobre o FGTS tem rendimento? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
FGTS tem rendimento? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Quando cai a primeira parcela do 13° salário de 2025?
Logo E-Investidor
Quando cai a primeira parcela do 13° salário de 2025?
Imagem principal sobre o Cartão INSS: como recuperar valores devolvidos
Logo E-Investidor
Cartão INSS: como recuperar valores devolvidos
Imagem principal sobre o Saldo do FGTS: saiba como usar valor para reduzir a dívida com um imóvel
Logo E-Investidor
Saldo do FGTS: saiba como usar valor para reduzir a dívida com um imóvel
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: qual é o valor do prêmio?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: qual é o valor do prêmio?
Imagem principal sobre o 4 maneiras de retirar o botijão pelo programa Gás do Povo
Logo E-Investidor
4 maneiras de retirar o botijão pelo programa Gás do Povo
Últimas: Negócios
Documento contradiz Ambipar (AMBP3) sobre culpa de ex-CFO no processo de recuperação judicial
Negócios
Documento contradiz Ambipar (AMBP3) sobre culpa de ex-CFO no processo de recuperação judicial

Ata assinada pelo CEO, Tercio Borlenghi, mostra que Conselho de Administração aprovou operação com o Deutsche Bank. Procurados, Ambipar e Tércio não responderam; banco reafirmou lisura dos contratos; defesa do ex-diretor financeiro João Arruda diz que, com a descoberta do documento, o "bode expiatório saiu da sala"

03/11/2025 | 16h40 | Por Jenne Andrade
Auren (AURE3) completa 1 ano da compra da AES; MP do setor elétrico muda expectativas para dividendos?
Negócios
Auren (AURE3) completa 1 ano da compra da AES; MP do setor elétrico muda expectativas para dividendos?

Analistas traçam perspectivas após a empresa sinalizar novos planos de aquisições

31/10/2025 | 05h30 | Por Bruno Andrade
Distribuidora de Valores Vórtx acusa empresário Nelson Tanure de esvaziar caixa da Emae depois da privatização
Negócios
Distribuidora de Valores Vórtx acusa empresário Nelson Tanure de esvaziar caixa da Emae depois da privatização

Instituição financeira vê possibilidade do caixa da Emae estar zerado após cerca de 1 ano sob controle de Tanure. Concessionária nega. Procurados, Tanure, XP e Vórtx não comentaram

22/10/2025 | 05h30 | Por Jenne Andrade
A IA é boa para o crescimento econômico? BofA diz “sim”, Morgan Stanley e UBS veem riscos: capex, preço da energia e efeito no PIB
Negócios
A IA é boa para o crescimento econômico? BofA diz “sim”, Morgan Stanley e UBS veem riscos: capex, preço da energia e efeito no PIB

Especialistas dizem que até agora a narrativa de ganhos de produtividade prevaleceu e e isso impulsionou negócios de bilhões de dólares

20/10/2025 | 14h12 | Por Nick Lichtenberg

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador