O Imposto de Renda (IR) 2024 pode ser entregue pelos contribuintes até o dia 31 de maio. No momento, a Receita Federal já recebeu mais de 2,8 milhões de declarações. Os que preferirem se adiantar e enviar o documento neste mês ganham prioridade na hora de receber a restituição do imposto.
Leia também
Isso porque a Receita Federal segue determinados critérios para decidir quem irá ter acesso aos valores primeiro. Na frente da lista, estão os contribuintes com prioridade legal:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos acima de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Logo atrás, vêm os cidadãos que optaram por realizar a declaração pré-preenchida ou indicaram uma chave do Pix para receber a restituição. No entanto, havendo empate nos critérios, quem entregou primeiro tem preferência. Por isso, caso o contribuinte deseje ter acesso à restituição nos primeiros lotes, ele deve tentar enviar o documento o mais rápido possível.
Outro ponto importante: o cidadão precisa sempre checar o status da sua declaração para ter certeza de que não caiu na malha fina, uma análise mais aprofundada da declaração realizada pela Receita Federal. É recomendado realizar esse acompanhamento, pois quem entra na malha fica impossibilitado de receber os valores da restituição até resolver as pendências com o Fisco.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em 2024, a Receita Federal vai distribuir cinco lotes regulares de restituição. O primeiro deles será pago no dia 31 de maio, mesma data em que termina o prazo para a entrega das declarações. Os demais serão repassados até o final de setembro, de acordo com o cronograma abaixo:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Entre as novidades anunciadas para este ano, a Receita indicou que disponibilizará um painel com os resultados de cada lote de restituição. Nas tabelas, os contribuintes conseguirão ver as datas de crédito dos lotes, assim como o número de pessoas contempladas em cada um deles e as porcentagens dos cidadãos que fizeram parte ou não das prioridades legais. As informações serão abertas ao público no portal Gov.br.
Para ajudar a preencher a declaração sem erros, o E-Investidor disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão