Publicidade

Tempo Real

Imposto de Renda 2024: atenção, último dia para declarar é durante o feriadão

Neste ano, o prazo para enviar o documento coincide com a emenda do feriado de Corpus Christi

Imposto de Renda 2024: atenção, último dia para declarar é durante o feriadão
O Imposto de Renda (IR) 2024 pode ser entregue até o dia 31 de maio. (Foto: Adobe Stock)

A declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 tem como base o ano-calendário de 2023 e deve ser entregue até o dia 31 de maio. O documento informa os rendimentos, tributáveis ou não, recebidos pelo contribuinte durante um ano de referência. Ele também indica os bens adquiridos no período, como carros, imóveis e títulos, funcionando como um meio de acompanhar a evolução patrimonial dos brasileiros.

Apesar do extenso prazo, muitos contribuintes acabam deixando o envio do IR para a última hora. Nesse ano, a data final coincide com a emenda do feriado de Corpus Christi, no dia 30 de maio.

Isso pode trazer maiores desafios aos cidadãos que precisem entrar em contato com fontes para tirar dúvidas sobre os informes e outros documentos solicitados. Segundo a Receita Federal, quem desejar algum atendimento deverá fazê-lo até quarta-feira, dia 29 de maio. Já a entrega pode ser feita até a sexta-feira (31).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Sendo assim, é recomendável que se faça a declaração com antecedência para evitar possíveis imprevistos. Um problema comum que pode surgir, por exemplo, está relacionado ao próprio site da Receita. Como muitas pessoas acabam deixando para enviar o documento em cima da hora, a plataforma costuma passar por instabilidades no dia final do prazo em razão do alto volume de acessos.

Vale lembrar que, em 2024, está obrigado a entregar a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis entre 1º janeiro e 31 de dezembro de 2023, acima de R$ 30.639,90; ou recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 200 mil, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), indenização trabalhista e pensão alimentícia. Para ver mais detalhes sobre quem precisa fazer o envio, confira essa reportagem

Outro ponto importante é que o não preenchimento do IR da forma correta ou a omissão de informações podem levar o cidadão à malha fina. Enquanto não fizer o envio, o CPF do contribuinte fica na situação “pendente de regularização”. Assim, é recomendável o uso da declaração pré-preenchida disponibilizada pelo órgão federal.

O serviço dispõe de campos como informações de rendimentos, bens, serviços médicos e deduções já respondidos considerando a base de dados do órgão. Essa é forma de agilizar o processo de levantamento dos dados, mas é fundamental a verificação de cada informação para constatar a sua veracidade.

Publicidade

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.

@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão