Publicidade

Criptomoedas

Plano de Trump para o bitcoin revolta críticos: “É uma loucura”

Ex-secretário do Tesouro definiu a proposta do presidente eleito nos EUA para a criptomoeda como meramente política e sem propósito

Plano de Trump para o bitcoin revolta críticos: “É uma loucura”
Donald Trump (Foto: Isac Nóbrega/PR - Agência Brasil)
O que este conteúdo fez por você?
  • O plano de Donald Trump de criar uma reserva estratégica de Bitcoin atraiu críticas do ex-secretário do Tesouro Larry Summers
  • Segundo o ex-secretário, a ideia de Donald Trump não serviria a um propósito claro
  • O presidente eleito disse que os EUA deveriam criar uma reserva nacional do ativo para contrapor rivais geopolíticos

O plano do presidente eleito Donald Trump de criar uma reserva estratégica debitcoin atraiu críticas do ex-secretário do Tesouro Larry Summers. Summers, secretário do Tesouro na administração Clinton que supervisionou a reserva nacional de ouro dos EUA, disse em uma entrevista à Bloomberg TV que a ideia de criar uma reserva nacional de bitcoin, semelhante à do ouro ou petróleo, é “loucura” e não serviria a um propósito claro.

“Essa ideia de que deveríamos ter algum tipo de reserva nacional de bitcoin é loucura”, repete Summers.

Enquanto Summers disse que entendia a necessidade de estocar outros recursos como ouro e petróleo, ele retratou o bitcoin como um “estoque estéril” e a proposta de Donald Trump para uma reserva estratégica de bitcoin como meramente política.

“Não há razão para fazer isso além de bajular generosos contribuintes de campanha de interesses especiais”, ele acrescentou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em uma conferência de bitcoin em julho, Trump prometeu demitir o cético de cripto, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission), Gary Gensler. Trump então propôs a ideia de uma reserva nacional de bitcoin, dizendo aos participantes para “nunca vender seu bitcoin”. A senadora pró-cripto Cynthia Lummis (R-Wyo.) apresentou um projeto de lei para estabelecer uma reserva de bitcoin que, se aprovado, veria o governo comprar 1 milhão dos tokens digitais, ou cerca de 5% do suprimento global, ao longo de cinco anos. Até segunda-feira, uma reserva de 1 milhão de bitcoins seria avaliada em pouco menos de US$ 100 bilhões.

Os defensores da criação de uma reserva nacional de bitcoin argumentam que fazer isso poderia ajudar a reduzir a dívida nacional dos EUA sem aumentar os impostos e poderia fortalecer o dólar diversificando as posses do governo dos EUA. Trump disse que os EUA deveriam criar uma reserva nacional do ativo para contrapor rivais geopolíticos.

“Se não fizermos isso, China e outros vão fazer”, disse Trump no comício do bitcoin em julho.

O otimismo dos investidores sobre a simpatia de Trump pelo cripto, apesar das críticas passadas, ajudou a elevar o preço do bitcoin acima de US$ 100 mil na semana passada. Super PACs ligados à indústria cripto doaram milhões para a campanha presidencial de Trump e lideraram o esforço para eleger legisladores pró-cripto.

Bitcoin e o “um arcabouço legal” para a indústria cripto

Para ajudar a orientar a política cripto em sua administração, Trump disse que criará um conselho consultivo de cripto, e executivos de algumas das maiores empresas de cripto do país estão supostamente disputando um lugar à mesa. Na semana passada, Trump nomeou o capitalista de risco David Sacks como seu czar de IA e cripto da Casa Branca, e o encarregou de criar “um arcabouço legal” para a indústria cripto.

Publicidade

Céticos do plano de reserva de bitcoin dizem que usar dólares de impostos para comprar um ativo volátil como o bitcoin poderia colocar o governo e os cidadãos dos EUA em risco. Um crítico, Peter Schiff, CEO e estrategista-chefe global da Euro Pacific Precious Metals, conhecido por prever a crise financeira de 2008, disse que envolver o governo com o bitcoin poderia levar a uma reação em cadeia de compras que poderia, em última análise, derrubar o valor do dólar.

“Claro, uma reserva de algo que você nunca pode vender e deve comprar continuamente é inútil como reserva. Para manter a pretensão de que sua reserva de bitcoin tem valor real, o governo dos EUA seria forçado a continuar comprando, destruindo o valor do dólar no processo”, Schiff escreveu em uma postagem no X.

Esta história foi originalmente publicada no Fortune.com

c.2024 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group

Publicidade

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.