• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

OPINIÃO: O erro fatal de Lula que fez Trump dar o xeque-mate

Enquanto o presidente aposta em um discurso ideológico, Trump já deu o xeque-mate com o tarifaço de 50%. O investidor brasileiro precisa entender o jogo antes que seja tarde demais

Por Fabrizio Gueratto

07/08/2025 | 17:07 Atualização: 07/08/2025 | 18:41

Receba esta Coluna no seu e-mail
Presidente Lula. (Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil)
Presidente Lula. (Foto: Fabio Rodrigues / Agência Brasil)

Lula, em sua tentativa de afirmar uma nova política externa para o Brasil, se alinhou à proposta do BRICS de desafiar o dólar como moeda global. A ideia de “desdolarizar” o comércio brasileiro, embora defendida como um símbolo de autonomia econômica, é um erro estratégico que coloca o país em risco. E Donald Trump, com seu tarifaço de 50%, deu o xeque-mate. A verdade é que essa proposta de desdolarização não é apenas um erro de cálculo, mas uma jogada completamente desconectada da realidade econômica global. A teoria defendida pelo BRICS e, em parte, abraçada pelo governo brasileiro, é uma provocação direta ao sistema financeiro mundial, e a resposta de Trump a essa postura é clara: tarifas elevadas para pressionar um país que se distancia do mercado global.

Leia mais:
  • OPINIÃO: Você vai pagar a conta do tarifaço, mesmo sem vender nada para os EUA
  • OPINIÃO. A guerra de Moraes, do STF, pode fazer investidor lucrar mais com renda fixa
  • OPINIÃO: É em casa que as crianças aprendem a se endividar
Cotações
06/03/2026 20h15 (delay 15min)
Câmbio
06/03/2026 20h15 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O que ele parece ignorar é que desafiar o dólar não é um símbolo de autonomia, mas sim um caminho perigoso. Ele está literalmente colocando o Brasil em uma posição de fragilidade. O governo brasileiro, ao invés de procurar uma integração pragmática com as principais economias, está se afastando do sistema financeiro global. E o que acontece quando o Brasil se afasta dos seus principais parceiros comerciais e financeiros? O tarifaço de Trump é a resposta. O presidente americano, não hesitou: aplicou 50% de tarifas sobre os produtos brasileiros, uma medida que, mesmo não sendo diretamente ligada ao Brasil, reforça a ideia de que o país está se isolando do mercado global. Esse isolamento é a maior ameaça ao investidor brasileiro.

A proposta de desdolarização, por mais que tenha sido ventilada como uma tentativa de soberania econômica, é uma teoria que vai contra a lógica do mercado global. Trump percebeu isso rapidamente e decidiu agir com o tarifaço. A jogada de desdolarização do Brasil e do BRICS é uma provocação que não passa despercebida. O impacto disso no mercado financeiro é imediato, e quem paga o preço é o investidor. O mercado já sente o impacto. O risco Brasil já é alto e, com a proposta de desdolarização, o risco só aumenta. Se o governo não conseguir manter o Brasil dentro do circuito das grandes economias globais, os investidores vão buscar refúgio em ativos mais seguros, e a Bolsa vai sofrer com a falta de liquidez externa. O capital vai fugir do Brasil, e o país vai se ver em um cenário ainda mais difícil para garantir o crescimento econômico.

Publicidade

E enquanto isso, o investidor brasileiro continua a ser o grande “pagador da conta”. A crise está no ar, a incerteza econômica vai aumentar e a única forma de proteger o patrimônio é agir com inteligência, diversificando os investimentos e buscando alternativas em mercados mais estáveis. O que é preciso entender agora é que o jogo não se resume mais a políticas internas ou medidas isoladas. O investidor precisa entender que, ao apostar em uma proposta ideológica, o governo Lula está expondo o Brasil a riscos externos e globais que não podem ser ignorados. Na prática, “desdolarizar” significa correr o risco de aumentar a volatilidade cambial, o que resulta em maior incerteza econômica e menor atração de investimentos estrangeiros. E quem paga o preço por isso? O investidor. Porque quando o dólar sobe, os preços de todos os produtos aumentam. E quando o mercado sente insegurança política, a liquidez some.

O momento não é de esperar que o governo resolva o problema. O momento é de agir estrategicamente, de perceber que o mercado financeiro está em um processo de reavaliação constante e que a única forma de preservar e crescer o patrimônio é tomando decisões inteligentes e oportunas, enquanto o Brasil navega em águas turbulentas. Em resumo, a desdolarização do BRICS é um erro que só vai piorar a crise no Brasil. O tarifaço de Trump não é uma vingança comercial, é uma resposta direta a uma postura ideológica que isola o Brasil do mercado global. O investidor precisa entender que a solução não está em esperar que o governo resolva, mas em se posicionar estrategicamente para enfrentar as dificuldades que virão. O Brasil pode sobreviver a esse golpe, mas o investidor precisa saber como jogar o jogo agora, enquanto o caos se desenrola.

A verdade é que o Lula entrou no jogo de xadrez, mas só sabia jogar dominó.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Dolar
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • Lula
  • Trump

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Carteiras recomendadas de março: bancos e corretoras apostam em seletividade após rali de 17% do Ibovespa

  • 2

    “Da Conta Delas” estreia com debate sobre dinheiro, autonomia e os tabus que cercam as mulheres

  • 3

    Guerra no Oriente Médio muda rumo do dólar e pressiona o Brasil; cotação pode chegar a R$ 5,50

  • 4

    Ibovespa hoje tem 2ª maior queda diária do ano e só 7 ações fecham em alta

  • 5

    Dinheiro é poder: especialistas explicam como a autonomia financeira amplia a liberdade das mulheres

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bloqueio do saldo do FGTS após antecipação: entenda como funciona
Logo E-Investidor
Bloqueio do saldo do FGTS após antecipação: entenda como funciona
Imagem principal sobre o O Dia da Mulher é feriado nacional?
Logo E-Investidor
O Dia da Mulher é feriado nacional?
Imagem principal sobre o Aposentados INSS: qual grupo recebe hoje (06)?
Logo E-Investidor
Aposentados INSS: qual grupo recebe hoje (06)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: para quem é disponibilizado o comprovante de rendimentos?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: para quem é disponibilizado o comprovante de rendimentos?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 8 despesas médicas que não são dedutíveis
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 8 despesas médicas que não são dedutíveis
Imagem principal sobre o Saque calamidade do FGTS: moradores de locais com deslizamentos de terra têm direito ao saque?
Logo E-Investidor
Saque calamidade do FGTS: moradores de locais com deslizamentos de terra têm direito ao saque?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é a omissão de rendimentos?
Imagem principal sobre o Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (05)?
Logo E-Investidor
Aposentados do INSS: qual grupo recebe hoje (05)?
Últimas: Colunas
O maior erro de quem decide empreender no Brasil é abrir um CNPJ sem mudar a mentalidade
Carol Paiffer
O maior erro de quem decide empreender no Brasil é abrir um CNPJ sem mudar a mentalidade

O empreendedor precisa lidar com risco, incerteza e adaptação constante, senão vai continuar pensando como funcionário

06/03/2026 | 14h04 | Por Carol Paiffer
Mercados em alerta: o que a guerra entre Irã, EUA e Israel pode significar para seus investimentos?
William Eid
Mercados em alerta: o que a guerra entre Irã, EUA e Israel pode significar para seus investimentos?

O mundo passa por mais uma crise. E novamente o epicentro é o Oriente Médio. O que fazer com seu portfólio?

05/03/2026 | 15h55 | Por William Eid
OPINIÃO. Existe muito especialista em guerra no Irã, mas há poucos estudiosos em investimentos
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Existe muito especialista em guerra no Irã, mas há poucos estudiosos em investimentos

Enquanto o noticiário se concentra em mísseis e alianças, o investidor precisa entender como petróleo, dólar e juros podem mexer no seu bolso

05/03/2026 | 14h12 | Por Fabrizio Gueratto
A Bolsa está mais cara? O que o termômetro de confiança do mercado revela
Einar Rivero
A Bolsa está mais cara? O que o termômetro de confiança do mercado revela

Indicador que compara preço e patrimônio das empresas saiu do fundo histórico — e a guerra no Oriente Médio pode mudar novamente o humor dos investidores

04/03/2026 | 15h52 | Por Einar Rivero

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador