

O E-Investidor completou o seu primeiro ano de existência em 23 de março. O projeto multiplataforma do Estadão, com patrocínio da Ágora Investimentos, foi ao ar no auge da crise provocada pela pandemia do coronavírus na bolsa de valores.
Publicidade
O E-Investidor completou o seu primeiro ano de existência em 23 de março. O projeto multiplataforma do Estadão, com patrocínio da Ágora Investimentos, foi ao ar no auge da crise provocada pela pandemia do coronavírus na bolsa de valores.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
No dia do lançamento, em 2020, o mercado financeiro estava em ebulição tanto no Brasil como no mundo. Naquele 23 de março, o Ibovespa encerrou o pregão em baixa de 5,22%, tocando no seu piso de 63.570 pontos. A baixa acumulada do principal índice da B3 era de 45% no ano, até aquele momento. O S&P 500, principal indicador da bolsa de valores dos Estados Unidos, recuava quase 3%.
No mesmo dia, duas entrevistas foram marcantes para o leitor entender o objetivo do E-Investidor ao concentrar a cobertura de finanças pessoais e investimentos do Estadão, com foco em pessoa física, em um ambiente multiplataforma e totalmente gratuito: linguagem simples e direta para ajudar todos os investidores, do novato ao mais experiente. Leandro Miranda, diretor-executivo e de relações com investidores do Bradesco e responsável pela Ágora, falou sobre o melhor momento para ajudar o investidor , enquanto Henrique Bredda, sócio-fundador da Alaska Asset Management, alertava sobre a necessidade de paciência para enfrentar a crise.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesses 12 meses, o E-Investidor conseguiu se consolidar como autoridade e referência para os leitores compreenderem o dia a dia do mercado financeiro, da renda fixa à renda variável Somado ao Broadcast , o sistema de informação em tempo real da Agência Estado, e à editoria de economia do Estadão , o E-Investidor completa as três marcas fortes do Grupo Estado essenciais para os leitores com o melhor conteúdo produzido com a credibilidade jornalística construída em 146 anos de história.
Ao longo de um dia de negócios, as reportagens analíticas ajudam o leitor a navegar no agitado mundo dos investimentos. Com a queda da taxa Selic para o piso histórico de 2% ao ano, por exemplo, alertamos que o dinheiro na poupança estava perdendo poder de compra; mostramos as consequências com a ideia de uma nova tributação na B3 pela governo; e também como a discussão entre o conflito de interesse e a taxa de rebate mexia no bolso do investidor.
É interessante notar que o leitor do E-Investidor não está interessado apenas no sobe e desce diário da bolsa de valores: ele pensa em toda a sua jornada financeira, como mostram as reportagens sobre o Caso Nubank e a segurança de deixar dinheiro em contas digitais, sobre a ideia de Henrique Meirelles de imprimir dinheiro e sobre o Pix , o serviço de transferência instantânea de dinheiro criado pelo Banco Central .
Aproximar o leitor de histórias da vida real também ajudou a desmistificar o universo financeiro. Enquanto alguns influenciadores tentavam vender nas redes sociais a falsa ideia de ganho fácil com o day trade, o E-Investidor mostrou a história do Alex Martins , que perdeu R$ 1 milhão com esse tipo de operação. Também foi aqui que o leitor entendeu tudo o que os usuários do fórum Wallstreetbets , no Reddit, pretendiam com a negociação das ações envolvendo a rede varejista americana GameStop .
Publicidade
Os nomes que mexem com o mercado financeiro estão presentes diariamente no E-Investidor, desde Luiz Barsi , o maior investidor pessoa física da bolsa brasileira, passando por Nathalia Arcuri , do Me Poupe, o maior canal de educação financeira do YouTube, até Felipe Miranda , o sócio-fundador da casa de análise Empiricus.
Essa pluralidade também está presente no eclético time de colunistas , que ajudam o leitor a formar a sua opinião sobre os mais diversos assuntos do mercado. Essa régua começa na educação financeira básica, com Carol Sandler, passa pela bolsa de valores, com Fabrizio Gueratto e Louise Barsi, e chega nos ativos mais complexos, com Carol Paiffer e Fábio Póvoa. Nesse caminho tem muito mais, como o comportamento dos investidores estrangeiros (Thiago de Aragão) e locais (Rafael Paschoarelli), e os investimentos alternativos, com Eduardo Mira e Fernanda Camargo.
Para fechar um dia intenso, a newsletter É Noite no Condado — primeiro na caixa de entrada dos assinantes — apresenta um resumo com os principais acontecimentos que marcaram os investimentos com os comentários ácidos e bem-humorados do FariaLimaElevator< , o perfil mais irreverente e sincero do Twitter. Além desse serviço gratuito exclusivo no e-mail, completam a lista de newsletters: Start to Invest , às quintas-feiras; Mais lidas da semana , aos sábados; e o melhor dos Colunistas da semana , aos domingos.
O E-Investidor não se resume aos conteúdos em texto no site. O projeto é multiplataforma porque alcança um número maior de usuários em outras plataformas. Para os ouvintes, o Minuto E-Investidor está presente duas vezes por dia na programação da rádio Eldorado . Os espectadores podem se inscrever no canal do YouTube para ficar por dentro de toda a produção de vídeos. Os leitores do jornal impresso recebem, às segundas-feiras, duas páginas com o melhor do E-Investidor. E, claro, os seguidores das nossas demais redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook e Flipboard – ficam por dentro de tudo o que acontece no nosso universo.
Publicidade
Em um dos períodos mais desafiadores da história da humanidade, o E-Investidor esteve ao seu lado para ajudá-lo a cuidar das suas finanças. Foram pouco mais de 6.000 tipos de conteúdo publicados. Foi só o começo da formação dessa nossa relação porque, assim como a sua carteira de investimentos, nosso compromisso é com o longo prazo.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador