79% dos passageiros da companhia aérea não fazem mais qualquer tipo de check-in presencial antes de embarcar. (Rodrigo Garrido/ Reuters)
(Emylly Alves, especial para o E-Investidor) – Levantamento da Latam Brasil mostra que 79% dos passageiros da companhia aérea não fazem mais qualquer tipo de check-in presencial antes de embarcar, o que equivale a mais de sete milhões de clientes. Pioneiro no País, o sistema de check-in digital foi implementado pela Latam em fevereiro de 2021.
Com o check-in on-line, os passageiros recebem um cartão de embarque virtual que é atualizado com todas as informações necessárias para o embarque. A inovação, que faz parte do processo de digitalização da Latam, gera uma economia de até 20 minutos no tempo de espera e atendimento no aeroporto.
“Queremos que os nossos clientes cheguem ao aeroporto prontos para voar, sem perder tempo com filas e burocracias. E é exatamente por isso que temos investido em tecnologias, inovações e melhorias em nossos processos”, afirma Rafael Walker, diretor de Customer Care da Latam.
Em comparação com novembro do ano passado, nove meses após o início do sistema, a adesão cresceu 14%, passando de 65% em 2019 para 79% atualmente. A empresa afirma que quer oferecer ao cliente “uma nova experiência digital mais ágil e simples”.
Além do check-in on-line, a companhia aérea também oferece em nove aeroportos brasileiros o serviço de “self bag drop”, no qual os passageiros etiquetam e fazem o despacho da sua própria bagagem.