Educação Financeira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Fábio Holder

Fábio é fundador do canal do Holder, hoje com 220 mil inscritos no Youtube

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Fábio Holder
Fábio Faria, fundador do canal do Holder (Foto: Divulgação)
  • Não há controle na renda variável, esqueça a rentabilidade neste momento
  • É melhor começar antes, com pouco, do que esperar anos para entrar com mais dinheiro
  • No longo prazo, a Bolsa pode transformar pequenos investimentos em patrimônios relevantes

O ano era 2008 quando o mundo sofria com um efeito dominó no mercado financeiro. O colapso que teve origem na bolha imobiliária levou diversos bancos à falência, ofuscou os investimentos e derreteu as bolsas em todo o mundo. A crise derrubou patrimônios, mas serviu como inspiração para Fábio Faria, fundador do canal do Holder, hoje com 220 mil inscritos no YouTube.

“Eu tinha apenas 17 anos, mas aquele momento despertou minha atenção para entrar na bolsa de valores. Algo muito similar com o cenário atual”, diz. De lá para cá, Fábio nunca mais abandonou o mercado de renda variável.

Em 2018 decidiu largar o trabalho como analista financeiro e passou a se dedicar 100% à internet. Hoje, o canal do Holder é uma empresa com 12 colaboradores que produz conteúdo no YouTube e fornece cursos on-line na área de investimentos.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O convidado do E-Investidor diz que, mesmo durante a crise e com pouco capital, é possível entrar na Bolsa e ter uma carteira de sucesso. Ele compartilhou três dicas financeiras para o investidor enfrentar a crise:

1 – Invista pouco, mas faça investimentos

“Hoje, o investidor consegue comprar ações dos maiores bancos do País por menos de R$ 22. Ou seja, é importante entender que não precisa ter muito dinheiro para começar a investir. Plante sementes agora porque é melhor começar antes, com pouco, do que esperar 5 anos para entrar com mais dinheiro.

Além disso, não é necessário ser um expert em mercado acionário para ter bons resultados. É possível sim ter uma carteira vencedora começando com poucos reais. Eu faço o convite para que os brasileiros venham para a Bolsa e fiquem.”

2 – Comece a investir o quanto antes

“A maior dificuldade dos brasileiros é ter uma visão voltada para o futuro. A nossa cabeça não é programa para pensar nos juros compostos e esse é o maior poder da renda variável.
A bolsa de valores é um lugar democrático. No longo prazo, ela tem o poder de transformar pequenos investimentos em patrimônios relevantes.”

3 – Esqueça a rentabilidade e compre aos poucos

“Como o investidor não tem controle das oscilações e nem garantias na renda variável, o ideal é esquecer a rentabilidade neste momento. Para ter sucesso é necessário comprar constantemente, porque a bolsa passa vários anos subindo e comprar os papéis ao longo do tempo pode fazer a diferença no futuro.

A filosofia da bolsa é a mesma de alguém que compra um imóvel para investir: a pessoa considera se a localização da propriedade é boa, se será fácil de alugar e aposta que haverá valorização para venda no futuro. O que eu quero dizer é que a mentalidade tem que ser de um sócio que investe nos ativos com objetivo de longo prazo.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos