Educação Financeira

Qual a média de valores dos pagamentos a receber da época Collor?

Cerca de 470 mil cidadãos podem receber o dinheiro confiscado ainda este ano

Qual a média de valores dos pagamentos a receber da época Collor?
Real (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Os brasileiros ainda esperam pelo pagamento referente a perdas econômicas do passado e aguardam há décadas a resolução de processos judiciais para reaver o dinheiro perdido nos planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II. Um novo levantamento feito pela Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo) mostra que cerca de 470 mil cidadãos podem receber o dinheiro ainda este ano.

No final de julho, o E-Investidor contou a história sobre os centenas de milhares de brasileiros que seguem na luta para reaver o que perderam há mais de 30 anos. Para receber os valores ainda nesta reta final de 2023, é preciso aderir ao Acordo Coletivo dos Planos Econômicos, o maior já firmado pelo judiciário brasileiro segundo a Febrapo.

A negociação envolve a instituição, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Febraban, a Advocacia Geral da União (AGU) e o Banco Central do Brasil, e foi homologada em 2018 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Desde então, mais de 300 mil pessoas já foram beneficiadas.

A adesão é gratuita e voluntária, e só pode ser feita por aqueles com processos judiciais já abertos. De acordo com a Febrapo, a média de valores a serem pagos possui 70% dos pagamentos calculados em até R$ 30 mil, mas é possível receber quantias maiores, que superam os R$ 100 mil.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Vale ressaltar que, para ter o dinheiro de volta, era necessário ajuizar uma ação de ressarcimento até 2011. Somente quem abriu um processo nesta época e ainda não teve nenhuma solução pode aderir ao Acordo Coletivo.