Investimentos

Tudo o que você precisa saber sobre BDRs

Nesta terça-feira (01) entrou em vigor a nova regra que permite o acesso de pequenos investidores às grandes empresas internacionais

Tudo o que você precisa saber sobre BDRs
As BDRs permitem o acesso de pequenos investidores às grandes empresas internacionais Foto: Pixabay
  • Até o final de agosto, os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), certificados negociados na B3 que espelham as ações e títulos de dívida estrangeiros, só poderiam ser comprados por aqueles que tivessem pelo menos R$ 1 milhão investidos ou fossem ‘profissionais’
  • Entretanto, a partir desta terça-feira (01) entrou em vigor a flexibilização dessa regra e qualquer investidor poderá ter acesso aos BDRs. A única ressalva é que as empresas lastreadas nos certificados atuem em ‘mercados reconhecidos’ e estejam sujeitas à supervisão de entidade reguladora
  • Em um momento em que a discussão sobre diversificação em ativos do exterior ganha fôlego, a medida se torna ainda mais importante para democratizar as oportunidades no mercado acionário

Conseguir investir em grandes empresas como AppleTesla e Netflix era um sonho distante para o pequeno investidor.

Até o final de agosto de 2020, os BDRs (Brazilian Depositary Receipts), certificados negociados na B3 que espelham as ações e títulos de dívida estrangeiros, só poderiam ser comprados por aqueles que tivessem pelo menos R$ 1 milhão investidos ou fossem ‘profissionais’ – o que já excluía boa parte das 2,8 milhões de pessoas físicas na Bolsa.

Entretanto, em setembro de 2020, entrou em vigor a flexibilização dessa regra e qualquer investidor pode ter acesso aos BDRs.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A única ressalva é que as empresas lastreadas nos certificados atuem em ‘mercados reconhecidos’ e estejam sujeitas à supervisão de entidade reguladora. 

Há também a possibilidade de investir em fundos de índices (ETFs), que seguem o comportamento de indicadores de fora do País, por meio dos Brazilians Depositary Receipt.

Em um momento em que a discussão sobre diversificação em ativos do exterior ganha fôlego, a medida se torna ainda mais importante para democratizar as oportunidades no mercado acionário.

Antes, por exemplo, o investidor não-profissional que possuía baixo patrimônio aplicado e queria investir em papéis de empresas estrangeiras tinha que abrir uma conta em corretoras do exterior, um processo mais complexo e por vezes inviável devido à barreira linguística e de legislação.

Como funcionam os BDRs?

Como dito anteriormente, os Brazilian Depositary Receipts são o espelho das ações, índices ou títulos de dívida negociados no exterior, os chamados ‘bonds’.

Isso significa que, ao comprar um BDR, o investidor está adquirindo um título que vai replicar o comportamento do ativo original (uma ação do Google ou o índice S&P 500, por exemplo) e que está sujeito aos mesmos riscos inerentes à renda variável.

Publicidade

O responsável por trazer os BDRs para o Brasil é normalmente um banco (chamado depositário). Esse banco vai comprar, de fato, as ações estrangeiras e deixá-las guardadas e bloqueadas em uma segunda instituição, localizada no exterior (chamada custodiante). 

Em seguida, o depositário deve iniciar o programa de distribuição dos títulos junto à CVM, sempre cuidando para que a quantidade de ações guardadas seja igual à de BDRs distribuídos, ou seja, que as operações tenham lastro.

Quando um BDR é dito não-patrocinado, quer dizer que a iniciativa de distribuí-lo no mercado brasileiro partiu apenas da instituição depositária e não da empresa cuja ação será lastreada. A maior parte dos certificados estão nessa categoria.

Já os patrocinados são aqueles em que a companhia emissora das ações tem parceria com o banco responsável por emitir os títulos lastreados.

Como comprar esses certificados?

Da mesma forma que uma ação ou ETF brasileira, o investidor poderá comprar ou vender um BDR por meio das plataformas de bancos ou corretoras.

O título será negociado na B3 sob um código comum, de forma semelhante ao feito com o BOVA11 (fundo de índice que replica o Ibovespa).

Quais fatores afetam a rentabilidade dos BDRs?

É importante ressaltar que existem custos inclusos nos BDRs, que não existiriam na compra direta da ação estrangeira.

Publicidade

Por serem emitidos por instituições financeiras ‘intermediadoras’, por exemplo, o investidor deverá pagar uma taxa ao comprar ou vender esse certificado. A quantia, apesar de pequena, certamente afetará a rentabilidade do título em comparação ao ativo original.

Outra questão que o investidor deve se atentar é que BDRs são atrelados ao dólar. Dessa forma, a variação cambial também afetará a rentabilidade do título, seja para mais ou para menos. 

Devido à alta volatilidade, esse tipo de produto geralmente não é indicado para investidores com perfil mais conservador.

 

Empresa País Classificação Rentabilidade no ano*
Tesla (TSLA34) EUA Não patrocinado 583,49%
Nvidia (NVDC34) EUA Não patrocinado 201,31%
Mercado Livre (MELI34) Argentina Não patrocinado 186,44%
Paypal (PYPL34) EUA Não patrocinado 153,51%
Amazon (AMZO34) EUA Não patrocinado 148,71%
Apple (AAPL34) EUA Não patrocinado 140,54%
Ebay (EBAY34) EUA Não patrocinado 121,39%
Netflix (NFLX34) EUA Não patrocinado 109,07%
Adobe (ADBE34) EUA Não patrocinado 100,39%

*Até o fechamento do mercado no dia 24 de agosto

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos