Investimentos

Saiba em quais investimentos aplicar para ter uma boa renda na aposentadoria

Reforma da previdência e Selic a 2% ao ano obriga investidores a mudarem suas estratégias

Saiba em quais investimentos aplicar para ter uma boa renda na aposentadoria
Pesquisa mostra que 36% dos brasileiros não têm ideia em que frente o seu fundo de previdência é investido. Foto: Pixabay
  • Especialista recomenda sair da poupança e apostar em outros produtos dentro da renda fixa para investidores conservadores
  • Para os mais agressivos, indicação é alocar uma parte do patrimônio no mercado acionário

Aposentar-se e viver de renda é o desejo de muitos brasileiros. Porém, grande parte da população não se planeja para isso ou aposta em uma estratégia ultrapassada, muitas vezes contando apenas com o pagamento mensal do INSS ou ainda investindo em produtos que não trazem grandes retorno.

Refletir sobre a renda na terceira idade se tornou mais urgente depois da aprovação da reforma da previdência, que adiou a aposentadoria e diminuiu o cheque mensal do INSS, e também em tempos de Selic em seu piso histórico, 2% ao ano.

Neste cenário, algumas aplicações que ainda são consideradas para alocação da reserva de valor agora perdem em rentabilidade para a inflação. A poupança, por exemplo, rende 1,4% a.a, contudo, a inflação projetada para o País em 2020 é de 4,39%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ou seja, o retorno real da aplicação mais popular do Brasil (saldo de mais de R$ 1 trilhão até dezembro de 2020, segundo dados do Banco Central) é negativo em 2,99% neste ano. “Ano que vem a inflação vai continuar mais alta que a taxa de juros. Então, está claro que a estratégia tem que mudar”, diz Rodrigo Franchini, sócio da Monte Bravo Investimentos.

Retorno acima da inflação

Para o especialista consultado pelo E-Investidor, o objetivo de quem investe pensando na aposentadoria é sempre buscar ganhos reais acima da inflação. Então, para os mais conservadores/moderados os produtos indicados são o de títulos públicos ou crédito privado que pagam IPCA +.

Outras aplicações recomendadas são: Debêntures, CRIs, CRAs, CDBs, LCIs e LCAs pré-fixados também são boas alternativas. “Faz sentido aproveitar esse mercado pensando na aposentadoria”, afirma Franchini, salientando que são opções seguras com foco de retornos maiores que inflação.

Além disso, outro investimento são os fundos de previdência. Assim como qualquer outro fundo, os de previdência podem ser atrelados a diversas estratégias (ações, renda fixa, etc…), mas os desta classe são específicos para a estratégia da aposentadoria.

“Há algumas regras que trazem vantagem na tributação e sucessão deles que são muito interessantes pensando no longo prazo”, comenta o sócio da Monte Bravo.

Mercado acionário

Para quem possui um perfil do moderado para o agressivo, Franchini pontua que mesmo quando o foco é a aposentadoria o investidor deve aplicar uma parte do seu patrimônio no mercado acionário, seja via fundos, ações ou fundos imobiliários (FIIs). “No longo prazo, em 15/20 anos nada vai superar esses ativos”, diz ele.

O sócio da Monte Bravo ressalta, no entanto, que para apostar nestes produtos a pessoa deve ter o perfil adequado, pois ela deve estar ciente que no curto/médio prazo as aplicações podem estar negativas.

Publicidade

“O investidor tem que entender que durante uma crise, por exemplo, a aplicação pode estar negativa e ele não pode tirar o dinheiro e estragar a estratégia, porque no longo prazo a rentabilidade vai voltar e será maior e superará a renda fixa”, afirma Franchini.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos