No mercado hoje, os sinais mistos nas bolsas americanas e a demora no envio do novo arcabouço fiscal ao Congresso podem pesar nos ajustes da bolsa local nesta segunda-feira (10). No exterior, os índices futuros das Bolsas de Nova York operam sem direção única e os retornos dos Treasuries subiram em pregão abreviado na sexta.
Confira as ações em destaque para esta segunda-feira:
Petrobras (PETR4)
A Petrobras informou na noite da quinta-feira (6), que sua diretoria executiva aprovou um novo desenho para o organograma da empresa. Entre as mudanças está a criação da diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis, adiantada pelo Broadcast. Além disso, há modificações nos nomes e atribuições das demais diretorias da empresa.
Leia também
O que a Petrobras chamou de “ajuste organizacional” ainda será submetido ao Conselho de Administração da companhia para aprovação. Para Transição Energética e Renováveis, o presidente da estatal, Jean Paul Prates, formalizou a indicação de Maurício Tolmasquim, informação também antecipada pelo Broadcast.
Azul (AZUL4)
O tráfego medido pelo indicador de número de passageiro-quilômetro transportado pago (RPK) avançou 8,1% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado. O tráfego doméstico encolheu 2,6%, mas o movimento internacional disparou 89,7%.
Sabesp (SBSP3), Copasa (CSMG3) e Corsan (CSAN3)
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que está prevista para o dia 10 de abril de 2023 a celebração do contrato com o International Finance Corporation (IFC), agência vinculada ao Banco Mundial, que deverá atuar como assessora nos estudos para a desestatização da companhia.
A empresa também informa que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou a companhia a aplicar o índice de reajuste tarifário total de 9,5609%, em relação às tarifas vigentes.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A Sabesp, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) decidiram se desfiliar da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). O movimento ocorre após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinar dois decretos de saneamento.
O pedido de saída das empresas pegou de surpresa o presidente da Aesbe, Neuri Freitas, que afirmou ao Broadcast que a desfiliação não foi discutida previamente nem informada com antecedência.
Inter (BIDI4)
O Banco Inter lançou uma versão de sua conta internacional para pessoas jurídicas, além de outros serviços para este segmento. No pacote anunciado na última quinta-feira estão uma ampliação do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (FGI-Peac), um seguro e também o lançamento da funcionalidade de maquininha de cartão de crédito por meio do celular.
Prio (PRIO3)
A Prio, ex-PetroRio, comunicou que das 5.200 ações ON remanescentes do grupamento deliberado em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), leiloadas na bolsa em 5 de abril de 2023, foi apurado o resultado total de R$ 174.200,00. O valor corresponde a R$ 33,50 por ação, aproximadamente.
Light (LIGT3)
A Moody’s rebaixou os ratings da Light de B3 para Caa3, com perspectiva alterada para negativa. Para justificar o movimento, a agência de rating citou as conversas com credores que a Light mantém em torno de um acordo standstill (período combinado para o devedor se organizar e apresentar um plano para pagar os credores), antecipado pela Coluna do Broadcast, e o fato de que seu caixa é suficiente para honrar compromissos com dívida até setembro.
Frigoríficos
A Rússia informou ao governo brasileiro que voltará a comprar a carne bovina do País. O país havia suspendido, em 1º de março, a importação de carne do Estado do Pará, onde foi registrado um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), conhecido como mal da vaca louca, em 23 de fevereiro.
Gafisa (GFSA3)
A Gafisa informou que o fundo de investimento Esh Theta, do investidor Vladimir Timerman, comunicou uma redução na sua participação acionária na incorporadora. No entanto, a Gafisa afirmou que houve “clara evidência de inconsistências” na apresentação dos dados pelo fundo.