Investimentos

Gestores comentam o novo ‘boom’ da bolsa brasileira

Henrique Bredda, da Alaska Asset, e Walter Maciel, da AZ Quest, analisam o presente e o futuro da B3

Gestores comentam o novo ‘boom’ da bolsa brasileira
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
  • Por conta da crise do coronavírus e a queda nas taxas de juros, a Bolsa brasileira teve um forte incremento de CPFs em 2020
  • Para Bredda, da Alaska, o atual momento é inédito e há muitas perguntas ainda sem respostas
  • A B3 voltou a ter um boom de IPOs. Mesmo diante de uma crise, dez empresas já estrearam na Bolsa e mais de 20 aguardam na fila da CVM

A perda de atratividade em investimentos conservadores tem provocado uma migração de pessoas físicas para a Bolsa de Valores. Quem atua há muito tempo no mercado de capitais brasileiro considera esse movimento de busca por melhor rentabilidade na renda variável apenas o início de uma grande mudança de postura dos investidores, com forte potencial de expansão nos próximos anos.

Durante o Eleven Sessions, evento realizado na segunda-feira (24) com debate sobre as perspectivas e oportunidades do mercado brasileiro, o gestor e sócio da Brasil Capital, André Ribeiro, falou da necessidade natural de sofisticação dos portfólios daqui para frente.

“Temos R$ 500 bilhões em investimentos ligados a ações e R$ 6 trilhões em investimentos ligados à Selic, que caiu de 14% para 2% ao ano. Ao longo do tempo, notamos uma necessidade de sofisticação do investidor, em termos de alocação de capital e prazo de investimento. E isso naturalmente remete à Bolsa e a setores da economia real, como a construção civil”, diz Ribeiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como exemplo, o gestor da Brasil Capital cita o crescimento na venda de imóveis e materiais de construção, mesmo em um período de crise financeira, provocada pela pandemia de coronavírus.

“Ao olhar para a possibilidade de investir a 2% ao ano, as pessoas já pensam em uma alternativa, que pode ser comprar uma casa ou investir em um terreno. Por isso vemos esse resultado forte nestes setores de construção”, acrescenta Ribeiro.

A Bolsa teve um forte incremento de CPFs em 2020. Dos 2.854.243 investidores totais da B3, em julho, 2.824.239 (98,95%) são pessoas físicas e 30.004 (1,05%) são pessoas jurídicas, conforme contagem dos CPFs/CNPJs de investidores por agente de custódia.

Na visão de Henrique Bredda, manager da Alaska Asset Management, o atual momento da Bolsa brasileira é um terreno inédito e ainda há muitas perguntas sem respostas: “Isso vai fazer com que ela se torne mais pulverizada? Mais empresas vão listar ações? O que acontece com quando o investidor estrangeiro vende e quando a pessoa física entra?”, questiona.

Contudo, Bredda discorda da leitura de que há uma “bolha” na Bolsa atualmente e que essa interpretação, em parte, se dá por um certo “incômodo” de ter muitas pessoas físicas recorrendo ao mercado de ações. “As commodities e os bancos, uma parcela super importante do Ibovespa, estão do outro lado do espectro. Ou seja, não do lado de uma bolha, mas do lado de uma Bolsa super depreciada”, argumenta o gestor da Alaska.

Publicidade

Na opinião de Bredda, os bancos tradicionais, em questão de múltiplos, dividendos e valor patrimonial, comparado com o preço das ações, estariam com os papéis em um patamar muito abaixo do esperado. Já empresas de matérias-primas, como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), estariam com as ações bem descontadas, com valores próximos de 30% se comparadas aos seus concorrentes internacionais.

O que esperar da Bolsa daqui para frente

Durante a roda de conversa, o CEO da AZ Quest, Walter Maciel, explicou que essa transferência de recursos da renda fixa para o mercado de capitais deve provocar um aumento de valuation porque a quantidade de empresas listadas na Bolsa ainda é muito pequena para o tamanho do País. Ao mesmo tempo, ele acredita que isso provocará também a entrada de novas companhias na B3.

“Esse dinheiro que vai começar a vir de renda fixa vai ser colocado na mão de empreendedores muito mais capacitados para fazer esse dinheiro andar e ser produtivo”, diz Maciel.

Em 2020, a B3 voltou a ter um boom de ofertas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês). Mesmo diante de uma crise, dez empresas já estrearam na Bolsa em 2020. Até o final deste ano, esse número deve crescer, pois há mais de 20 empresas na fila com pedidos já protocolados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O sócio-fundador da Forpus Capital, Luiz Nunes, também vê a renda variável como um tipo de empreendedorismo. “O investidor está começando a empreender com o seu dinheiro e está correndo riscos. Uma dica é se espelhar em pessoas que você respeita”, sugere Nunes.

O gestor da Forpus observa que o fato de a taxa de juros ter sido drasticamente reduzida faz com que haja um início de exploração de novos meios de se obter rentabilidade. A ida de mais pessoas para a Bolsa também deverá impactar em um maior aprendizado das pessoas em relação à situação política e econômica do País.

Publicidade

“Ao entrar na Bolsa, o investidor fica exposto a todas as intempéries e vetores que mexem muito com o seu dinheiro. Então elas passam a querer saber o que está acontecendo no campo político, na economia e no mundo como um todo. Passamos a ter fiscais em todos os lugares do País. Isso cria um ciclo virtuoso para melhorar não só as práticas das empresas, como as práticas das instituições também”, diz Nunes.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos