- O marketing digital é composto por estratégias e ações que visam alavancar pessoas, produtos ou serviços na internet
- No último ano a busca pelo termo já cresceu mais de 200%, ou seja, cada vez mais as pessoas sonham em trabalhar no marketing digital
- Pensando nisso, conversei com Dener Lippert, CEO da V4 Company, para desmistificar tudo sobre o marketing digital e ainda dar dicas de como ter sucesso nesse mercado
O marketing digital é composto por estratégias e ações que visam alavancar pessoas, produtos ou serviços na internet. No último ano a busca pelo termo já cresceu mais de 200%, ou seja, cada vez mais as pessoas sonham em trabalhar no marketing digital. Pensando nisso, conversei com Dener Lippert, CEO da V4 Company, para desmistificar tudo sobre o marketing digital e ainda dar dicas de como ter sucesso nesse mercado.
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Muita gente faz ideia do que é marketing digital, mas não sabe exatamente. O que é na prática?
Marketing digital nada mais é que um canal de comunicação. O marketing tem uma definição só: colocar o mercado em movimento. Já o digital é um canal, como uma avenida ou um shopping, só que nele passam mais de 156 milhões de brasileiros. Assim, eu posso conseguir muito mais resultados do que tentando outra estratégia de canal, como um ponto de venda, por exemplo.
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Uma loja física de roupas, por exemplo, que fatura R$ 10 mil por mês, pode crescer seu faturamento em quanto com o marketing digital?
Uma loja que fatura R$10 mil por mês pode aumentar seu faturamento dependendo do tamanho do mercado endereçável. Então, essa é a primeira pergunta que você precisa fazer. Se é uma loja de roupas femininas, por exemplo, que só é capaz de entregar em um Estado, qual é a porcentagem das pessoas que estão comprando essa categoria de produtos? Vamos supor que seja 10% do Estado. A partir disso tu vai olhar para o total do mercado.
Normalmente uma empresa líder de mercado tem 30% de mercado endereçável, ou seja, esse seria o máximo que ela poderia conquistar. Agora basta entender qual porcentagem dele está na internet. Esse é o total que ela poderia conquistar, o que chamamos de SAM (Serviceable Available Market, o mercado endereçável).
Qual o futuro de uma empresa que não faz marketing digital?
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Perder competitividade em relação a uma que faz. A empresa que faz marketing digital consegue ser muito mais profunda e presente na vida do cliente, afinal ele está 100% do tempo com o celular na mão. Por esse motivo, além de fazer isso com mais eficiência ela ainda possibilita um ganho de consumidores por um custo menor, tendo em vista que as outras opções de comunicação ou não são tão profundamente presentes na vida do cliente ou não custam mais barato.
Como a V4 Company conseguiu se diferenciar no mercado?
Por ser focada na venda em um mundo que está todo mundo focado em arte. No mundo da publicidade as pessoas acham que marketing digital é fazer algo bonito, ganhar seguidores. A V4 Company está aqui para vender seu produto, vender para mais pessoas, vender mais vezes e vender pelo maior valor. A gente não vende marketing digital, não vende anúncios no Facebook, não vende gestão de tráfego. A gente vende um processo de vendas por meio da internet, que no fim é o que realmente importa para o empresário.
Me fala de alguns cases que surpreenderam até mesmo vocês?
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O primeiro é o case da Lebs. Foi foi uma loja física em que a gente implementou campanhas direcionando o fluxo de usuários para o WhatsApp dos vendedores das lojas físicas. Com isso, chegamos a mais de R$ 10 milhões em vendas nas lojas físicas usando mídia no Facebook para gerar demanda para o WhatsApp.
Outro case é o da Lugano, do Rio Grande do Sul, em que a gente conseguiu pegar a marca que tinha em torno de 50 a 80 franquias e vender 100 novas pela internet, em um processo de Inside Sales (vendas a partir de dentro da empresa). Assim, em um ano conseguimos chegar a vender 20 franquias novas por mês, em um processo 100% inside sales, ou seja, sem visita presencial, sem nada, só gerando leads na internet.
Quais são os planos da V4 Company para os próximos 5 anos?
Se tornar líder absoluto de 20% a 30% do market share (fatia de mercado) de serviços de marketing digital do Brasil. A gente pretende executar isso não só por meio dos nossos próprios canais de crescimento, mas também por meio de aquisição, consolidação, absorção e conversão de outras empresas do setor para dentro do ecossistema da V4. Além disso, queremos abrir capital e fazer o mesmo processo fora do Brasil, tornando-se o maior provedor de serviços de profissionais de marketing digital do mundo até o final desse século.
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Vocês abriram um modelo parecido com franquia, algo que confesso que ainda não tinha visto no marketing. Como funciona e qual o faturamento que pode atingir?
O modelo de franquias é, sim, inovador, poucos players fizeram isso no mundo todo. É uma ideia baseada muito em eu não ter um histórico do mercado de comunicação. Então, eu usei outros poderes de negócio para construir. Afinal, eu não tinha os vícios do mercado. Assim, dá pra fazer um paralelo muito próximo ao da XP no modelo de escritórios de investimento, assessoria de investimento.
O faturamento de uma unidade pode chegar a R$ 10 milhões por ano. Isso é o que temos já realizado. Mas estimamos que no futuro nossos escritórios façam 30 vezes esse resultado por ano. Afinal, já vimos isso acontecer dentro do nosso setor.
Saiba como empreender me ajudou a alcançar R$ 1 milhão:
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