• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Planejar férias não é mais um exercício ilusório

Pesquisa do UBS mostra que nível de pessoas que querem viajar atingiu o ponto mais alto desde abril de 2020

Por E-Investidor

21/03/2021 | 5:00 Atualização: 19/03/2021 | 15:57

Férias, óculos de sol, piscina de borda infinita e água de coco (Foto: Evanto Elements)
Férias, óculos de sol, piscina de borda infinita e água de coco (Foto: Evanto Elements)

(Sarah Halzack/WP Bloomberg Opinion) – Quando você se viu navegando pelo Google em busca de preços de passagens ou olhando fotos de piscinas infinitas em websites de resorts, há uma boa chance de que era mais do que um ato de escapismo digital. Em vez de estar planejando deliberadamente uma viagem talvez estivesse se lembrando do mundo além da sua sala de estar, fantasiando sobre um futuro em que a pandemia não controlasse tanto a vida cotidiana.

Leia mais:
  • Hotel Fasano chega a Nova York. E não faz muito sentido
  • "Setor aéreo está se recuperando em 'V'", diz presidente da Smiles
  • Como o Hotel Urbano consegue preços tão baixos
  • Os benefícios que os cartões oferecem e todo viajante deveria conhecer
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esta atitude de confinamento começa a mudar e parece que muitos americanos estão prontos para viajar. O UBS tem feito regularmente pesquisas junto aos consumidores nos Estados Unidos para saber das suas intenções de viagem desde abril do ano passado. No seu mais recente informativo, Robin Farley, analista da indústria do lazer, observou que a proporção de pessoas inquiridas dizendo que pretendiam viajar agora chegou ao seu nível mais alto. E pela primeira vez esse grupo foi maior do que o que respondeu que se sentirá mais tranquilo em viajar daqui a seis meses ou mais.

Uma outra empresa de pesquisa de mercado, a Destination Analysts, tem realizado pesquisas semanais para avaliar a percepção dos viajantes. No seu mais recente levantamento, feito em março, mais pessoas disseram se sentir “muito confiantes”, ou “confiantes” de que podem viajar com segurança do que as que se mostraram “não muito” ou “nem um pouco” tranquilas. Num outro indicativo de que os consumidores estão ficando mais acostumadas com a ideia de uma escapada, o Marriott International Inc. informou numa videoconferência que as taxas de ocupação no fim se semana do feriado do President´s Day, em meados de fevereiro, foi o melhor do que qualquer fim de semana prolongado desde o início da crise de saúde pública.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Tudo isto sugere que os americanos chegaram a um ponto de inflexão na sua disposição para viajar, provavelmente influenciados pelo ritmo mais acelerado da vacinação. O que não é suficiente para colocar o setor de turismo num caminho com menos percalços em 2021, com o governo ainda recomendando que as pessoas evitem viajar. Mas a mudança de comportamento do americano é um indício para os gigantes do setor hoteleiro de que estão prestes a enfrentar um importante teste de todos os procedimentos de segurança e os recursos tecnológicos que passaram um ano implementando para o consumidor consciente da gravidade da pandemia.

O que o Marriott, o Hilton Worldwide Holdings e outras companhias em breve enfrentarão é algo muito similar ao que as gigantes do setor varejista enfrentaram na fase inicial da pandemia: um fluxo de visitantes cautelosos ansiosos por algum ar de normalidade, e também sinais claros de que sua segurança era levada a sério.

As lojas responderam com medidas como exigências do uso de máscaras, instalação de protetores de acrílico e desinfetante de mãos ao lado dos caixas, colocação de marcadores no piso para as pessoas andarem pelos corredores num único sentido, higienização dos carrinhos de compras com mais frequência e até lembrando os clientes da prática do distanciamento social. Os hotéis adotaram protocolos similares; o Hilton por exemplo, está prometendo aos visitantes que seus quartos serão higienizados com produtos “de grau hospitalar”, que superfícies como controles remotos e interruptores são desinfetados. As portas dos quartos têm um selo para garantir aos visitantes que chegam que o quarto foi recém desinfetado. Algumas pessoas podem fazer pilhéria, dizendo que tais medidas são pouco mais do que é chamado “teatro de higiene”, especialmente aquelas de limpeza de superfícies que ainda não foi provado que são vetores importantes da transmissão do vírus.

Mas independente da defesa que tais medidas oferecem, sabemos pelo exemplo do varejo que elas são importantes, pelo menos no curto prazo, para tranquilizar os clientes. Mas o caminho ainda é longo para ter os viajantes de volta e os relatos boca a boca favoráveis das suas experiências. No mundo do varejo há evidências de que algumas cadeias se beneficiaram com as medidas de segurança adotadas. Em fevereiro a Macy’s anunciou ter constatado graus de satisfação maiores por parte dos clientes, e que essa melhora foi motivada pelas avaliações dos seus protocolos contra a covid. Para a TJX Cox, empresa controladora da T.J. Maxx and Marshalls, as práticas de segurança foram chave para manter os clientes retornando às lojas depois de terem feito uma primeira visita.

Publicidade

O setor hoteleiro também deverá observar um maior interesse em opções como check-in pelo celular, chaves móveis e outros recursos que dispensam contato nas atividades rotineiras dos hotéis, uma mudança que será espelhada no aumento do interesse que o setor viu em opções como coleta do produto fora da loja. As cadeias hoteleiras devem fazer todos os esforços para preparar seus aplicativos para um uso aumentado e torná-los mais intuitivos para esses objetivos. O Marriott, por exemplo, anunciou recentemente uma atualização do seu aplicativo para tornar mais fácil o check-in por celular, como também ordens de serviço como os de lavanderia ou engraxate.

Os hotéis não vão se recuperar facilmente da devastação de 2020; isto exigirá não só um renascimento do turismo, mas também um aumento das viagens de negócios, o retorno das grandes convenções e mais aviões cruzando novamente o globo. Mas a disposição dos americanos em fazer suas malas e a capacidade dos hotéis de impressioná-los durante suas primeiras incursões, podem ser o primeiro passo, importante, a caminho da recuperação.

(Tradução de Terezinha Martino)

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
Cotações
18/09/2025 9h45 (delay 15min)
Câmbio
18/09/2025 9h45 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: a partir de qual valor é preciso declarar?

  • 2

    “Taxação do sol” em vigor: vale a pena instalar painéis solares?

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Eleições 2024: qual é o valor da multa para quem não votar, nem justificar?

  • 5

    Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Brasil aparece como o país com mais milionários entre os latino-americanos; veja ranking completo
Logo E-Investidor
Brasil aparece como o país com mais milionários entre os latino-americanos; veja ranking completo
Imagem principal sobre o Quanto custa construir uma casa de 100m² em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa construir uma casa de 100m² em 2025?
Imagem principal sobre o Como investir com sabedoria: as principais dicas de Buffett em 2025
Logo E-Investidor
Como investir com sabedoria: as principais dicas de Buffett em 2025
Imagem principal sobre o Por que a classe média não enriquece? Veja os deslizes mais comuns com o dinheiro
Logo E-Investidor
Por que a classe média não enriquece? Veja os deslizes mais comuns com o dinheiro
Imagem principal sobre o Dívidas podem impedir o acesso à aposentadoria? Entenda o que diz a lei
Logo E-Investidor
Dívidas podem impedir o acesso à aposentadoria? Entenda o que diz a lei
Imagem principal sobre o Quanto custa comer na melhor pizzaria do mundo em 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer na melhor pizzaria do mundo em 2025?
Imagem principal sobre o Quer juntar R$ 100 mil em 1 ano? Veja quanto guardar por mês para alcançar a meta
Logo E-Investidor
Quer juntar R$ 100 mil em 1 ano? Veja quanto guardar por mês para alcançar a meta
Imagem principal sobre o Idosos podem renovar a CNH de graça? Este estado garante o benefício
Logo E-Investidor
Idosos podem renovar a CNH de graça? Este estado garante o benefício
Últimas: Comportamento
Um alinhamento perfeito de mercados mostra que Wall Street está 100% convencida da queda dos juros
Comportamento
Um alinhamento perfeito de mercados mostra que Wall Street está 100% convencida da queda dos juros

Veja os fatores que impulsionaram a confiança do mercado em um corte no juros nos Estados Unidos

16/09/2025 | 08h13 | Por E-Investidor
O ‘guru da independência financeira’ diz que os jovens devem fazer duas coisas para construir riqueza
Comportamento
O ‘guru da independência financeira’ diz que os jovens devem fazer duas coisas para construir riqueza

Educador financeiro e autor de best-seller defende que gerações futuras priorizem fundos de baixo custo

13/09/2025 | 08h00 | Por Dave Smith, Fortune
Entenda como cartas de Pokémon superaram os retornos da Bolsa americana
Comportamento
Entenda como cartas de Pokémon superaram os retornos da Bolsa americana

Os colecionáveis valorizaram 3.821% entre 2004 e 2025, superando o S&P 500

12/09/2025 | 18h44 | Por Igor Markevich
Um em cada três brasileiros de alta renda já tem conta global, diz pesquisa
Comportamento
Um em cada três brasileiros de alta renda já tem conta global, diz pesquisa

Pesquisa encomendada pelo C6 Bank à Ipsos-Ipec mostra que a parcela de brasileiros nas classes A e B com conta em moeda estrangeira passou de 12% para 31% em três anos

12/09/2025 | 14h00 | Por Beatriz Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador