- No Reino Unido, uma falsa startup de delivery de comida, a CryptoEats, que se vendia como uma rival do Uber Eats e prometia permitir aos clientes pagarem pela entrega de comida usando criptomoedas, roubou o equivalente a US$ 500 mil de seus investidores, algo em torno de R$ 2,86 milhões na cotação atual
- O esquema de Rug Pull (puxadas de tapete) foi detalhado pela revista Vice
- Em poucas palavras, as puxadas de tapete são uma manobra maliciosa na indústria das criptomoedas, na qual os desenvolvedores de determinado projeto fogem com os fundos dos investidores, o que leva a uma queda vertiginosa no preço da cripto em questão
No Reino Unido, uma falsa startup de delivery de comida, a CryptoEats, que se apresentava como uma rival do Uber Eats e informava permitir aos clientes pagarem pela entrega de comida usando criptomoedas, roubou o equivalente a US$ 500 mil de seus investidores, algo em torno de R$ 2,86 milhões na cotação atual. O esquema de Rug Pull (puxadas de tapete), foi detalhado pela revista Vice.
Leia também
As ‘puxadas de tapete’ são uma manobra maliciosa na indústria das criptomoedas, na qual os desenvolvedores de determinado projeto fogem com os fundos dos investidores, o que leva a uma queda vertiginosa no preço da cripto em questão.
Logo após iniciar a venda de seus tokens, a carteira do desenvolvedor da CryptoEats transferiu cerca de US$ 500 mil em Binance Coin para várias carteiras diferentes e o projeto desapareceu completamente da Internet sem lançar seu aplicativo prometido. Além disso, suas contas no Instagram e Telegram, assim como seu site, desapareceram.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para dar credibilidade para o golpe, a empresa divulgou um comunicado à imprensa, que segundo a Vice podia ser encontrado no Yahoo Finance, no qual afirmou ter levantado US$ 8 milhões em financiamento da Série A. Esse anúncio foi feito por meio de uma plataforma chamada Globe Newswire, usada por várias empresas de tecnologia legítimas para divulgar seus releases.
Outro ponto bastante emblemático é que a CryptoEats contratou influenciadores do Tiktok para ajudar a divulgar a marca. O personal trainer Tiktoker Hstikkytokky com seus 387 mil seguidores foi um deles.
Segundo especialistas do mercado, tendo em vista que golpes do tipo são relativamente comuns no meio cripto, é de suma importância que os investidores pesquisem com afinco antes de investirem em qualquer projeto. Além disso, não é porque um influenciador está divulgando um projeto que ele será promissor. Assim como qualquer pessoa, eles também podem ser enganados, já que não necessariamente possuem conhecimento sobre o mercado e, na maior parte das vezes, são selecionados apenas pelo número de seguidores.