• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Plano Collor: como descobrir se você tem dinheiro a receber

Entidade disponibiliza um time para auxiliar a população

Por Rebecca Crepaldi

09/08/2023 | 18:15 Atualização: 09/08/2023 | 18:15

O governo de Fernando Collor confiscou a poupança em 1990. Foto: FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO
O governo de Fernando Collor confiscou a poupança em 1990. Foto: FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO

Cerca de 400 mil pessoas têm dinheiro a receber da época em que o ex-presidente Fernando Collor confiscou as cadernetas de poupança. Segundo a Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo), 140 mil pessoas sequer sabem disso.

Leia mais:
  • Vai viajar? Saiba qual é a melhor data para comprar passagens aéreas mais baratas
  • Consórcios ficam mais baratos com a queda nas taxas de juros?
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso porque não eram valores propriamente dessas pessoas e, sim, de familiares já falecidos.

  • Collor pede desculpas pelo confisco da caderneta de poupança

“Temos a meta de achar esses herdeiros neste ano. Já temos algumas listas que os bancos nos passam, ainda assim é muito difícil porque as pessoas ficam com receio e acham que é golpe por não saberem que algum parente tinha um processo dessa época”, afirma Ana Carolina Seleme, diretora executiva da Febrapo.

Dinheiros de parentes falecidos passam para os herdeiros

Como muitos processos judiciais para reaver o dinheiro tramitam há mais de 30 anos nos tribunais de todo País, inúmeros autores faleceram no decorrer do período.

No entanto, os direitos (e o montante a receber) passam para os herdeiros e inventariantes, que podem ser desde cônjuge, filhos, pais e parentes colaterais de até 4º grau.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Isso passou a ser possível porque em 2018 o Supremo Tribunal Federal (STF) homologou um Acordo Coletivo dos Planos Econômicos entre a Febrapo, representando os poupadores, e a Febraban, representando os bancos, com a mediação da Advocacia-Geral da União (AGU).

À época, o acordo resolveu o impasse jurídico e possibilitou que mais de 270 mil processos fossem resolvidos. Porém, como ainda restam 400 mil pessoas com trâmites na Justiça para reaver o dinheiro, o STF decidiu pela prorrogação do acordo, que vencia em dezembro de 2022, por mais 30 meses. Até junho de 2025, então, é possível resgatar os valores.

Contudo, para reaver o dinheiro, Seleme enfatiza que o parente precisa ter entrado com a ação na Justiça para reaver os valores até o final de 2017. Caso não tenha feito isso, o herdeiro (ou o próprio requerente) não pode mais receber o montante.

Como descobrir se algum familiar tem dinheiro esquecido

A própria Febrapo disponibiliza um time para auxiliar a população, por meio do telefone 0800 775 5082 ou (11) 3164-7121. Ainda há o WhatsApp no número (11) 94284-4287 e o site da Febrapo.

Já para quem quer consultar por conta própria, é possível verificar o processo – que além dos planos Collor I e II, podem ser também dos planos econômicos Bresser e Verão – de duas maneiras.

Publicidade

Da primeira forma, o contribuinte precisa acessar o site do Tribunal de Justiça do seu Estado e procurar a opção “Consulta de processos”, tendo em mãos nome completo e o CPF do autor da ação judicial.

Se não for possível, será necessária uma visita ao Fórum da comarca ou região. No setor de distribuição e consulta dos processos, é possível obter informações para tomar conhecimento de eventual ação judicial dessa natureza.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Collor
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dinheiro Collor
  • dinheiro esquecido
  • Fernando Collor
  • poupanças confiscadas Collor
Cotações
01/02/2026 10h24 (delay 15min)
Câmbio
01/02/2026 10h24 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Cartões de alta renda se multiplicam; compare anuidade, benefícios e pontos

  • 2

    Do Black aos mais exclusivos: como funcionam os cartões para alta e altíssima renda

  • 3

    Quanto rende investir com a Selic a 15% hoje? Veja o retorno de R$ 10 mil em Tesouro, CDB, poupança e LCI/LCA

  • 4

    ‘Já vimos esse filme antes’: Ray Dalio alerta para erosão da ordem monetária global

  • 5

    Novo presidente do Fed: escolha de Kevin Warsh reduz temor de interferência de Trump

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: como consultar a situação do benefício em 2026?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: como consultar a situação do benefício em 2026?
Imagem principal sobre o Aposentadoria: como fica a regra para professores servidores públicos federais em 2026?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: como fica a regra para professores servidores públicos federais em 2026?
Imagem principal sobre o Saldo retido do FGTS: quando começará a liberação da segunda etapa?
Logo E-Investidor
Saldo retido do FGTS: quando começará a liberação da segunda etapa?
Imagem principal sobre o Descontos indevidos no INSS: passo a passo para contestar via aplicativo Meu INSS
Logo E-Investidor
Descontos indevidos no INSS: passo a passo para contestar via aplicativo Meu INSS
Imagem principal sobre o Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para professores em 2026?
Logo E-Investidor
Aposentadoria: como fica a regra dos pontos para professores em 2026?
Imagem principal sobre o Aposentadoria: veja a regra dos pontos para professoras que são servidoras públicas federais
Logo E-Investidor
Aposentadoria: veja a regra dos pontos para professoras que são servidoras públicas federais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (30)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (30)?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: entenda como funciona o pagamento da bolsa
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia Licenciaturas 2026: entenda como funciona o pagamento da bolsa
Últimas: Educação Financeira
Volta às aulas mais cara: como ensinar educação financeira às crianças e proteger o bolso da família
Educação Financeira
Volta às aulas mais cara: como ensinar educação financeira às crianças e proteger o bolso da família

Estudo mostra que gastos com educação avançaram quase 40% em cinco anos, acima do IPCA, pressionando famílias logo no início do ano

31/01/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
XP Educação lança programa de formação de assessores com acesso a mais de 2 mil vagas em escritórios parceiros
Educação Financeira
XP Educação lança programa de formação de assessores com acesso a mais de 2 mil vagas em escritórios parceiros

Programa gratuito prepara alunos para a certificação ANCORD; inscrições vão de 2 de fevereiro a 6 de março

29/01/2026 | 14h00 | Por Camilly Rosaboni
Dólar em queda, mas volátil: como comprar moeda para viajar e gastar menos no exterior em 2026
Educação Financeira
Dólar em queda, mas volátil: como comprar moeda para viajar e gastar menos no exterior em 2026

Com câmbio instável e incertezas globais, educadores financeiros defendem compra gradual de dólares, diversificação de meios de pagamento e foco em previsibilidade para viajar ao exterior em 2026

28/01/2026 | 12h45 | Por Isabela Ortiz
BBB 2026: quanto renderia o prêmio milionário e como chegar a esse valor investindo?
Educação Financeira
BBB 2026: quanto renderia o prêmio milionário e como chegar a esse valor investindo?

Simulações mostram o esforço mensal necessário para acumular R$ 5 milhões sem ganhar o reality e quanto tempo levaria para gastar o prêmio total

25/01/2026 | 06h30 | Por Camilly Rosaboni

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador