- Os fundos de renda fixa estão voltando às carteiras dos investidores, depois de um início de ano bastante atípico – e negativo – para a classe
- Mas não são todos os ativos que estão conseguindo superar o CDI em 2023
- Levantamento mostra os fundos com pior retorno acumulado em 2023; veja ranking
Os fundos de renda fixa estão voltando às carteiras dos investidores, depois de um início de ano bastante atípico – e negativo – para a classe. Como contamos aqui, esses ativos tiveram uma captação líquida expressiva em agosto, um sinal de que podem estar se recuperando depois dos episódios que balançaram esse mercado no início de 2023.
Leia também
Nos primeiros meses do ano, os problemas envolvendo a Americanas e a Light levaram a uma onda massiva de resgates nos fundos de renda fixa, especialmente aqueles ligados ao crédito privado. Até hoje, tem quem não conseguiu se recuperar.
Um levantamento feito pela Economatica a pedido do E-Investidor mostra que 10 fundos estão com retornos negativos em 2023. Alguns ativos chegam a ter prêmios mais de 900% abaixo do CDI, que ficou em 9,13% no período.
Publicidade
Entre os 2218 fundos de renda fixa levantados, 547 não conseguiram superar o CDI do período. Veja também quais são os melhores ativos da classe em 2023.