Educação Financeira

Qual é a diferença entre token e criptomoeda?

Qual é a diferença entre token e criptomoeda?
Bitcoin é o token mais famoso, mas criptomoedas são apenas um tipo entre muitos ativos.(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • A blockchain é o que une todas as ferramentas do mercado cripto. Não é preciso conhecer os detalhes tecnológicos para investir, mas é importante diferenciar os conceitos para entender melhor os riscos e as características.
  • Alguns tipos estão incluídos dentro de outros, mas existem diferenças quanto aos objetivos. Todas as criptomoedas são criptoativos, e todos os criptoativos são tokens. Mas nem todos os criptoativos são moedas digitais, e nem todos os tokens são criptoativos.

Para investir no mercado de tokens, criptoativos e criptomoedasnão é necessário ser especialista em tecnologia. No entanto, é importante compreender minimamente cada conceito e as tipologias do setor para saber, por exemplo, se há regulação por parte dos governos ou dos instrumentos de suportes para reduzir a volatilidade.

Cada ativo tem uma função ou propósito. Esse é o ponto fundamental de entendimento que o investidor tem que ter”, afirma Vitor Delduque, diretor de Novos Negócios do MB Tokens. O principal fundamento desse mercado é o blockchain, um grande livro-razão público que registra as transações sem um intermediário.

Todas as transações são validadas de forma descentralizada por uma fração da rede, chamada de nó. “Isso faz que as operações sejam irreversíveis e impedem que uma única entidade consiga alterar maliciosamente os dados da transação”, diz Pablo Sáez, sócio e líder de Digital Technology, da NTT DATA.

O que é token?

NFTs são tokens que ganharam mais popularidade no último ano. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Um token é a representação digital de um ativo dentro da blockchain. “Tudo pode ser tokenizado da mesma forma que todo acordo ou bem pode formar parte de um contrato de compra e venda ou pode formar parte de uma carteira”, comenta Sáez. Existem diversos tipos de tokens, mas eles podem ser classificados em quatro categorias:

  • Payment tokens, que são moedas digitais, como o bitcoin, ethereum, entre outras;
  • Smart contract, que representa um acordo eletrônico entre pessoas sem a necessidade de intermediação de terceiros;
  • Tokens não fungíveis (NFT), que representam algo único, que não pode ser trocado por outro ativo similar, como uma obra de arte;
  • Security tokens, que são representações eletrônicas de valores mobiliários, como ações.

O que são criptoativos?

Os criptoativos são ativos digitais protegidos por criptografia que são operados e armazenados em redes digitais, blockchains, tendo diversas finalidades, em especial, a descentralização das informações.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Eles representam valores que só existem em registros digitais, sendo um ativo intangível que não tem uma substância física, como propriedade intelectual, patentes e marcas. O preço depende das leis econômicas, da oferta e da demanda.

E as criptomoedas?

Criptomoedas têm projetos próprios, e seu valor é influenciado pelos custos de mineração. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

As criptomoedas são moedas digitais criadas em blockchain, usando um sistema avançado de criptografia que assegura a validade e o registro das transações. Servem como meio de troca e para especulação financeira.

Elas têm protocolos já definidos, com cronogramas de expansão e melhorias. “Todos podem ter acesso a essas informações, por mais que a maioria nunca tenha se interessado em ler algo sobre as moedas em que investem”, afirma Delduque.

É um mito que o valor das criptomoedas flutue simplesmente de acordo com a oferta e a demanda”, alerta Sáez. Seu valor é determinado também pelo esforço computacional usado para minerar o ativo ou a transação em uma equação composta de custos de energia, equipamentos, pessoas, infraestrutura e conectividade.

Diferença entre tokens, criptomoedas e criptoativos

A diferença entre token e criptomoeda,é que o token é uma representação digital de algo e a criptomoeda funciona como substituta do dinheiro físico. Se esse algo é negociável, é um criptoativo. Por outro lado, se esse criptoativo funcionar como um meio de pagamento, então temos a criptomoeda. Portanto, toda criptomoeda é um criptoativo e todo criptoativo é um token.

Mas há um ponto de atenção: nem todo o criptoativo é uma criptomoeda. “Há também ativos de propriedade intelectual, patentes e marcas”, lembra Sáez. Tampouco nem todo token é um criptoativo. Os smart-contracts, por exemplo, são classificados como tokens, mas não são considerados criptoativos.

Curiosamente, apenas as criptomoedas podem ser nativas da blockchain. Isto é, têm um código próprio para seus registros. Os demais criptoativos e tokens precisam utilizar o livro-razão “emprestado” de uma moeda digital para registrar as transações.

Como ganhar dinheiro com tokens?

No final das contas, o que importa para o investidor é como um token pode ser transformado em dinheiro. A forma mais comum de obter lucro é por meio da compra e da venda de criptoativos no mercado de forma semelhante ao que ocorre com ações e commodities na bolsa de valores.

Publicidade

As opções de investimento no setor estão ganhando contornos mais parecidos com outros produtos financeiros mais tradicionais, oferecendo uma maior familiaridade e segurança para os investidores iniciantes.

A maioria dos nossos tokens são mais ligados à renda fixa, em que o investidor já sabe o que vai acontecer no final do projeto”, diz Delduque. Ao comprar o token, a expectativa de ganho é predefinida.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos