Nesta segunda-feira (28), as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) abriram em alta após a declaração do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Ele alertou que os preços dos contratos futuros do diesel atingiram o maior nível em sete meses em Nova York após o incêndio da terceira maior refinaria dos Estados Unidos.
Leia também
De propriedade da Marathon Petroleum Corp, o fogo foi iniciado na última sexta-feira (25) e já está sob controle. Apesar disso, vale citar que alguns focos ainda estão sendo contidos pelos bombeiros.
Nesta segunda, as ações da petroleira registraram um avanço na abertura da Bolsa de Valores, o que pode também ter sido influenciado pela declaração do ministro Alexandre Silveira.
Publicidade
Ele falou a respeito da exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, dizendo esperar que o Ibama retome o licenciamento após parecer favorável da Advocacia-Geral da União (AGU).
Além disso, Alexandre disse que solicitou uma mesa de conciliação a AGU. O pedido propõe que a Casa Civil seja a coordenadora do processo.
Por fim, outro fator que pode ter contribuído para que as ações abrissem em alta é a viagem de executivos da estatal à China, esta semana, que tem por objetivo também fazer contato com empresas ligadas à transição energética.
Após as notícias, por volta das 12h30, os papéis da PETR3 estavam avaliados em R$35,23 e da PETR4 R$32,16, com alta de 0,57% e 0,59%, respectivamente.
Publicidade
Colaborou: Vitória Tedeschi.