Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre semana em queda; confira 3 destaques antes de investir

Investidores acompanham as previsões para a economia brasileira do Boletim Focus e dados de inflação

Ibovespa hoje: índice abre semana em queda; confira 3 destaques antes de investir
O Ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa hoje abriu em queda de 0,20%, aos 126.009 pontos nesta segunda-feira (8). A abertura de negócios ocorre de olho nas previsões para a economia brasileira do Boletim Focus e nos números da inflação.

O relatório de mercado Focus, do Banco Central (BC), trouxe as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, a taxa básica de juros (a Selic) e a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O documento apresentou avanço na projeção de alta do PIB, de 2,09% para 2,10% neste ano. A expectativa para o IPCA em 2024 passou de 4% para 4,02%. Em 2025, foi de 3,87% para 3,88%. Ainda de acordo com o Boletim Focus, as apostas para a Selic ao término deste ano ficou em 10,5% ao ano. Também houve manutenção do câmbio para 2024, com o dólar no patamar de R$ 5,20.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços (IGP-DI) avançou 0,50% em junho. O resultado veio abaixo da mediana das projeções, que estimavam inflação de 0,58% para o período. O intervalo previsto era de 0,36% a 0,79%. Em 12 meses, o índice acumula alta de 2,88%.

Confira os 3 assuntos mais importantes do dia

Bolsas internacionais

Lá fora, as bolsas operam sem direção única nesta segunda-feira. Os futuros de Nova York estão próximos da estabilidade, enquanto as bolsas europeias ganharam força desde a abertura, trazendo impulso para a maioria dos mercados.

Ainda prenominava o receio de que o Parlamento da França enfrentasse a possibilidade de paralisação após a surpreendente vitória da esquerda nas eleições parlamentares do fim de semana.

No domingo (7), a aliança esquerdista da França conquistou o maior número de assentos no segundo turno das eleições legislativas, freando a ascensão da ultradireita com o apoio do centro. Na semana passada, a oposição trabalhista obteve uma vitória histórica no Reino Unido, pondo fim a 14 anos de governos conservadores.

Nos EUA, o presidente Joe Biden pediu união a seus apoiadores em meio à pressão para que abandonasse a candidatura.

Commodities

As commodities devem oferecer pouco impulso ao principal índice da B3 nesta segunda-feira, com o petróleo em queda e o minério de ferro fechando em baixa de 3,34% na bolsa de Dalian, na China.

Mercado brasileiro

O EWZ, principal fundo de índice (ETF) do Brasil negociado em Wall Street, subia 0,21% no pré-mercado por volta das 7 horas. Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Petrobras (PETR3PETR4) perdiam 1% e os da Vale (VALE3) recuavam 0,17%.

A alta dos retornos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) pode pressionar os juros futuros, mas o dólar mais fraco ante várias moedas pode ser um contraponto positivo.

Publicidade

*Com informações do Broadcast