Publicidade

Radar da Imprensa

Lava-louças ou lavagem manual: qual aumenta mais a conta de água?

Estudos revelam qual método é mais eficiente e sustentável

Lava-louças ou lavagem manual: qual aumenta mais a conta de água?
Lava-louças ou lavagem manual: qual economiza mais? Foto: Adobe Stock

Uma das maiores dúvidas de quem busca uma rotina mais sustentável ou está preocupado em diminuir os gastos no final do mês é: lavar a louça na mão ou na lava-louças, afinal, qual opção economiza mais água? A resposta, segundo estudos, pode surpreender muitos.

Embora tenha quem acredite que a lavagem manual é mais econômica, estudos e testes mostram que as máquinas de lavar louça modernas são mais eficientes nesse quesito.

As lavadoras evoluíram bastante nos últimos anos, usando tecnologia para reduzir o uso de água. Esses aparelhos são específicos para trabalhar com água em alta temperatura, o que ajuda a remover resíduos com mais eficácia, utilizando menos líquido no processo. Além disso, os modelos modernos são equipados com sensores que detectam automaticamente quando a louça já está limpa, evitando ciclos desnecessários.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Para se ter uma ideia, uma máquina de alta eficiência usa cerca de 8 litros de água para lavar até 60 itens em um único ciclo. Em comparação, lavar a louça manualmente, com a torneira semiaberta por 15 minutos, consome aproximadamente 117 litros em uma casa e 243 litros em apartamentos.

Esses dados foram divulgados pela Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento de água em São Paulo, que alerta para o impacto do uso contínuo de água corrente durante uma lavagem manual.

Nos Estados Unidos, os órgãos ambientais recomendam que os usuários evitem a pré-lavagem dos pratos antes de colocá-los na máquina. Segundo especialistas, basta remover o excesso de comida, pois os jatos de água de alta pressão dos modelos modernos são suficientes para higienizar a louça. Seguindo essa orientação, é possível reduzir o consumo de 117 para apenas 20 litros de água em um mesmo período de 15 minutos, segundo a Sabesp.

Um estudo da Whirlpool, fabricante de lava-louças comparou o uso de água entre o equipamento e voluntários que lavavam louça manualmente. Os resultados mostraram que, dependendo do modelo e do ciclo escolhido, a economia de água com o uso da máquina chegou a ser até seis vezes maior do que a lavagem à mão, com voluntários consumindo de 44 a 105 litros de água para limpar os mesmos 45 itens.

Outra análise, realizada pelo Laboratório Falcão Bauer, apontou que uma família de quatro pessoas pode economizar até 27 mil litros de água por ano ao substituir a lavagem manual pela lava-louças — cerca de 55 caixas d’água de 500 litros. Esse volume de economia faz uma diferença significativa tanto no bolso quanto no impacto ambiental.

Publicidade

Colaborou: Gabrielly Bento.