

Novembro chegou ao fim com boas notícias para o mercado financeiro: o Ibovespa retomou os patamares de fevereiro e acumulou e maior alta percentual para o mês desde 1999.
Publicidade
Novembro chegou ao fim com boas notícias para o mercado financeiro: o Ibovespa retomou os patamares de fevereiro e acumulou e maior alta percentual para o mês desde 1999.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Nesse contexto, chegou a hora de olhar para frente e destacar as ações mais recomendadas para dezembro. Os papéis da Vale (VALE3) aparecem em primeiro lugar, com 10 indicações. Na sequência estão as ações da B3 (B3SA3), indicada nove vezes e Magazine Luiza (MGLU3), com oito.
As ações preferenciais da Petrobrás (PETR4)tiveram 5 recomendações.
Já Itaú Unibanco (ITUB4), Lojas Renner (LREN3), Multiplan (MULT3), Banco do Brasil (BBAS3), MRV (MRVE3) e Gerdau (GGBR4) estão empatadas com três indicações cada. No total, corretoras e gestoras de investimentos recomendam 51 ações e um ETF para dezembro.
Publicidade
A cereja do bolo do mês ficou com a Multiplan (MULT3), que é novidade em três carteiras. Já o ponto de atenção é com as ações da Gerdau (GGBR4), que deixou de fazer parte das recomendações de três casas de análise.
Confira abaixo o que cada uma das corretoras indica para o mês e quais foram as mudanças realizadas:
Para o mês de dezembro, a Ágora realizou duas alterações na sua carteira top 10. Saem Lojas Americanas (LAME4) e Cesp (CESP6) e as ações mais recomendadas são: Omega (OMGE3), Eletrobras (ELET6), Itaú (ITUB4), Via Varejo (VVAR3), B3 (B3SA3) Iguatemi (IGTA3), Petrobras (PETR4), Rumo (RAIL3), Vale (VALE3) e Klabin (KLBN11).
“A nossa expectativa é de que o valuation das ações no Brasil ainda seja atraente, mas apresente alguns desafios tendo em vista que no mês de novembro tivemos a queda global da percepção de risco e também uma melhora marginal na expectativa com relação à trajetória fiscal no país”, diz José Francisco Cataldo, da Ágora.
A Gauss Capital anunciou quatro saídas da sua carteira recomendada de dezembro. Foram retiradas Suzano (SUZB3), Gerdau (GGBR4), Eletrobras (ELET3) e Guararapes (GUAR3).
As ações indicadas para o mês são: Petrobras (PETR3), Vale (VALE3), Sabesp (SBSP3), Ambev (ABEV3), Gol (GOLL4), Qualicorp (QUAL3), Aliansce (ALSO3), Magazine Luiza (MGLU3), BTG Pactual (BPAC11) e Lojas Quero-Quero (LJQQ3)
Publicidade
“Acreditamos que o mês de dezembro será marcado pela mudança de posicionamento dos investidores na direção de nomes cíclicos, que tendem a se beneficiar dos avanços no desenvolvimento da vacina para a covid-19 (Petrobras e Gol são nossos principais nomes). Adicionalmente, acreditamos em nomes que se beneficiam da retomada de consumo e desempenho na BlackFriday e Natal ”, explica Bruno Arruda, gestor da Gauss.
Para o mês de dezembro, a Necton Investimentos realizou três alterações. Saíram Gerdau (GGBR4), Marfrig (MRFG3) e Hapvida (HAPV3).
Com as mudanças, a carteira ficou da seguinte forma: B3 (B3SA3), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), ETF Small Caps (SMALL11), Simpar (SIMH3), Multiplan (MULT3), MRV (MRVE3), Petrobras (PETR3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).
Para o mês, a Genial realizou quatro alterações na sua carteira Ibovespa 10+. Saíram Bradespar (BRAP4), Log Com Prop (LOGG3), B2W Digital (BTOW3) e Dimed (PNVL3).
Com as mudanças, casa recomenda os papéis: Aliansce Sonae (ALSO3), Hapvida (HAPV3), Locaweb (LWSA3), Itaúsa (ITSA4), Magazine Luiza (MGLU3), Mitre (MTRE3), Profarma (PFRM3)), Sinqia (SQIA3), Vivara S.A.(VIVA3) e Vulcabras (VULC3).
A Easynvest realizou apenas uma alteração para dezembro. A saída ficou com a Gerdau (GGBR4). Portanto, em sua carteira recomendada estão: Itaú (ITUB4), B3 (B3SA3), Multiplan (MULT3), Vale (VALE3), Eneva (ENEV3), Taesa (TAEE11), Qualicorp (QUAL3), SLC Agrícola (SLCE3), Lojas Renner (LREN3) e Magazine Luiza (MGLU3).
Para o mês de dezembro, a Nova Futura realizou duas alterações. Saíram S&P 500 (IVVB11) e Weg (WEGE3). Com as mudanças, a carteira recomendada ficou com: Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), B3 (B3SA3), Banco do Brasil SA (BBAS3) e Via Varejo (VVAR3).
Para o mês de dezembro a Modalmais trocou todas as ações de sua carteira. Saíram Suzano (SUZB3), Rumo (RAIL3), Vale (VALE3), Fleury (FLRY3) e Linx (LINX3).
Fazem parte das recomendações de dezembro Grupo CCR (CCRO3), JHSF (JHSF3), Iguatemi (IGTA3), B3 (B3SA3) e Gerdau (GGBR4).
A Guide Investimentos realizou algumas alterações para o mês de dezembro: Weg (WEGE3) e Locaweb (LWSA3) ficam de fora da carteira e entram: B3 (B3SA3), Cosan (CSAN3),Hapvida (HAPV3), Itaú Unibanco (ITUB4), Lojas Renner (LREN3), Magazine Luiza (MGLU3), Multiplan (MULT3), Petro (PETR4), Vale (VALE3) e Yduqs (YDUQ3).
Publicidade
“Fizemos um movimento pensando no que observamos nas últimas semanas. Saímos de empresas de tecnologia e varejo que tiveram uma performance sólida no decorrer do ano e que foram alvo de muitos investidores estrangeiros. Além disso, buscamos alternativas descontadas. Muitas dessas alternativas subiram ao longo de novembro, mas, quando olhamos para o preço alvo e potencial dessas companhias, vemos um valor expressivo. Não é porque subiu em novembro que não vai subir mais”, diz Henrique Esteter, analista da Guide.
A Warren não realizou nenhuma troca para o mês de dezembro. Permanecem entre as recomendações: Vale (VALE3), Klabin (KBLN11), Petrobras (PETR4), B3 (B3SA), Bradesco (BBDC4), MRV (MRVE3), Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Americanas (LAME4), Intermédica (GNDI3) e Ambev (ABEV3).
Para o mês de dezembro, a Elite não fez nenhuma alteração na sua carteira recomendada e segue recomendando compra do seguintes papéis: B3 (B3SA3), Banco do Brasil (BBAS3), Eztec (EZTC3), Itaúsa (ITSA4), Lojas Renner (LREN3), Magazine Luiza (MGLU3), Natura & Co (NTCO3), Unidas (LCAM3), Vale (VALE3) e WEG (WEGE3).
Para o mês de dezembro, a carteira 10SIM do BTG Pactual ficou da seguinte forma: Vale (Vale3), Petrobras (Petr4), Magazine Luiza (MGLU3), B3 (B3SA3), Suzano (SUZB3), Gerdau (GGBR4), TIM (TIMS3), CCR (CCRO3), OI (OIBR3) e Cyrela (CYRE3).
Em sua carteira Meta recomendada, a Mirae Asset Wealth Management indicou as seguintes ações: Banco do Brasil (BBAS3), Gerdau (GGBR4), Indústrias ROMI (ROMI3), Iochpe-Maxion (MYPK3), Localiza (RENT3), Magazine Luiza (MGLU3), MRV (MRVE3), Randon (RAPT4), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).
“Seguimos com visão positiva para a retomada da atividade econômica no Brasil no mês de dezembro e, principalmente, ao longo de 2021, apesar da maior aversão ao risco fiscal do país”.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador