• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Investir em ações ou fundos de ações. Qual vale mais a pena?

A dúvida é comum, já que profissionais nem sempre superam o mercado

Por Leo Guimarães

11/05/2024 | 8:00 Atualização: 10/05/2024 | 10:34

Entrar no mundo da renda variável através das ações ou dos fundos?(Foto: Nuthawut / Adobe Stock)
Entrar no mundo da renda variável através das ações ou dos fundos?(Foto: Nuthawut / Adobe Stock)

Investir diretamente em ações ou deixar a tarefa para os profissionais e investir por meio dos fundos de ações? Essa é uma das principais dúvidas do investidor pessoa física porque, nem sempre, os profissionais conseguem bater o mercado.

Leia mais:
  • Fundo do agronegócio conta o segredo de altos retornos
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No entanto, há inúmeros exemplos de gestores de fundos de ações no Brasil que conseguem superar o Ibovespa de forma consistente. Dada a complexidade do mercado acionário, as instituições financeiras recomendam acompanhara os melhores gestores de fundos de ações. São profissionais que possuem “estratégia e disciplina para seguir seus mandatos de escolher ações de boas empresas com bons potenciais de ganho no longo prazo”, como afirma a XP nesta matéria.

É importante notar que os fundos de investimentos em ações são interessantes principalmente para os investidores que não têm tempo e nem experiência para acompanhar o mercado financeiro, que exige disciplina, estudos e muita leitura. E, como tempo é dinheiro, o melhor mesmo para um profissional de outras áreas, um advogado, médico ou engenheiro, é focar a atenção onde realmente seus esforços se pagam e, com o fruto dos esforços, procurar o mercado financeiro para manter e até ampliar o patrimônio.

Gestão de risco e desempenho

Por serem geridos por profissionais especializados, as equipes de analistas têm acesso a ferramentas de gestão de risco e desempenho que a maioria dos investidores individuais não têm. Os administradores de fundos também possuem mais dados sobre empresas nas quais investem e sabem avaliar quais informações são pertinentes para cada negócio investido. Além disso, muitas vezes possuem  comunicação direta com as diretorias e conselhos corporativos. Isso facilita a obtenção de dados que uma pessoa comum não tem acesso.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Uma realidade bem diferente em relação à pessoa física, que pode sofrer com acesso a informações confiáveis, além de ter que dividir seu tempo entre as atividades diárias e o acompanhamento do mercado.

Outra vantagem dos fundos é a diversificação, mesmo para quem tem pouco dinheiro disponível para investir.  Quem compra cotas de um fundo, se beneficia de toda a composição do fundo, independentemente do valor aplicado. Apesar do menor envolvimento com o sobe e desce do mercado, o conforte exige um preço. Neste caso, o investidor terá de arcar com taxas de administração. Normalmente, os fundos de ações cobram 2% pela administração e 20% pela performance sobre o que exceder o a referência,  geralmente o Ibovespa ou outro índice da bolsa. Essas taxas podem reduzir a rentabilidade do fundo.

Além disso, os impostos sobre operações financeiras (IOF) e Renda (IR) são retidos na fonte. Nesta matéria é possível verificar como declarar de acordo com o prazo de vencimento dos investimentos do próprio fundo e o tempo em que o investidor mantém o dinheiro aplicado.

Liberdade versus o emocional

O custo, aliás, é uma das vantagens de se investir diretamente em ações porque permite isenção de IR sobre a venda das ações, limitadas a uma movimentação até R$ 20 mil por mês. Aplicar naquele papel interessante, seja buscando dividendos ou crescimento, não exige taxas de administração.

A liberdade de escolha – inclusive sobre o momento de compra e venda -, é o principal diferencial. Mas essa autonomia também teu seu preço, porque o mercado não perdoa quem erra e o prejuízo vem na certa. Por isso, operar um home broker é indicado para aqueles investidores que têm vivência de mercado e habilidade para analisar e gerenciar riscos.

Publicidade

Isso porque a pessoa fica totalmente exposta ao impacto emocional,  essa uma das principais desvantagens de se investir diretamente no mercado acionário. As emoções fazem o investidor tomar tomar decisões menos racionais em situações de estresse, o que termina afetando o desempenho da carteira. É quando os chamados vieses comportamentais afloram, a exemplo do efeito manada, em que a decisão de compra ou venda se dá de forma precipitada afetada por notícias.

Tempo é o senhor do lucro

Apesar de ser uma opção mais segura, investir em ações através do olhar de profissionais qualificados não livra o investidor de frustrações. No mercado de investimentos, o retorno de um ativo costuma ser analisado em comparação ao de um outro semelhante para medir o custo de oportunidade, é o chamado benchmark, o índice de referência.

Bater o benchmark não é uma tarefa fácil. A maioria dos profissionais, aliás, falha nessa missão. A equação, no entanto, precisa levar em conta a paciência. Nesta matéria mostramos que os fundos apresentam maior dificuldade em superar o benchmark no curto prazo, em janelas de dois a três anos. Depois desse período, cerca de metade da indústria de fundos de ações consegue bater o Ibovespa, enquanto mais de 70% dos multimercados vence o CDI.

A visão de curto prazo, aliás, talvez seja a pior inimiga de quem aplica em fundos de ações. Nesta matéria da Bora Investir, o gestor do Fundo Guepardo, Octávio Guimarães, conta que 50% dos investidores que resgataram suas cotas saíram no prejuízo, mesmo o fundo possuindo uma rentabilidade positiva no longo prazo, e bem acima do índice de referência. “Girar rápido em fundos prejudica o bolso”, diz ele.

Outra desvantagem é o prazo de resgate, que costuma ser de cerca de 30 dias para fundos de ações. Isso significa que o investidor só terá seu dinheiro investido de volta após terminado o prazo determinado. Os fundos fazem isso para ter tempo para vender suas posições sem prejudicar a sua estratégia de investimento e também para evitar pedidos de resgates frequentes.

Publicidade

Para quem gosta do friozinho na barriga de investir diretamente na Bolsa, os fundos também podem servir como uma referência. Um levantamento da Quantum mostrou ações mais escolhidas pelos fundos de investimentos, com base nos dados divulgados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que conforme regulamento, obriga os fundos a abrirem suas carteiras após três meses. Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), BTG Pactual (BPAC11), Eletrobras (ELET3), Itaú Unibanco (ITUB4) e até Lojas Renner (LREN3) apareciam entre as mais escolhidas pelos gestores.

Gestão de carteira é a terceira opção

Como é evidente, ambas as opções de investimento apresentam seus prós e contras. A tarefa de selecionar um fundo de investimento em ações de boa qualidade pode ser bastante desafiadora.

A decisão final, no entanto, varia de pessoa para pessoa. Vários fatores influenciam essa escolha, como o perfil do investidor, a quantidade de tempo disponível para dedicar aos investimentos, o nível de conhecimento do mercado, entre outros. Até mesmo questões como a profissão podem ser levadas em conta para avaliar a disposição do investidor em relação ao seu perfil de risco.

Aqui é possível acessar o Teste de Personalidade do Investidor para auxiliar o investidor na escolha de produtos de investimento mais adequados a sua personalidade.

Infelizmente, não há uma resposta definitiva para essa questão, mas há um atalho com a chamada  Gestão de Carteira de Investimentos, uma alternativa àqueles que preferem não investir diretamente em ações ou através de um fundo. Este serviço combina elementos de ambas as formas de investimento, com o investidor delegando a responsabilidade de sua carteira a um gestor credenciado pela CVM. Este profissional fica responsável pela estratégia de investimentos, as classes de ativos a serem adquiridos, buscando o melhor equilíbrio entre o risco e retorno.

Publicidade

A indústria de gestão de patrimônio no Brasil, aliás, tem passado por significativas transformações. A CVM está para colocar em vigor a Resolução 179. A norma pretende dar maior transparência às comissões pagas aos assessores de investimento, com o intuito de diminuir o conflito de interesses entre os profissionais e seus clientes.

 

 

 

Publicidade

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Diversificação
  • ETFs
  • Fundos de ações
  • gestão de patrimônio
  • Perfil de risco
  • Renda variável
Cotações
17/12/2025 12h59 (delay 15min)
Câmbio
17/12/2025 12h59 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje perde quase 4 mil pontos entre abertura e fechamento com ata do Copom e payroll

  • 2

    Ranking de dividendos: veja quais empresas foram as melhores pagadoras em 2025

  • 3

    Onde investir em 2026? Material exclusivo reúne análises e estratégias para investir em um ano de incertezas

  • 4

    Escândalos corporativos abalam confiança no Novo Mercado? Veja o que dizem especialistas em governança

  • 5

    Ibovespa hoje fecha acima de 162 mil pontos com prévia do PIB e expectativa por payroll dos EUA

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o INSS amplia duração de auxílio-doença sem perícia; veja o prazo
Logo E-Investidor
INSS amplia duração de auxílio-doença sem perícia; veja o prazo
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Rio de Janeiro?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Rio de Janeiro?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (17/12)
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja final do NIS que recebe hoje (17/12)
Imagem principal sobre o Nota fiscal de 2026: o que é IBS?
Logo E-Investidor
Nota fiscal de 2026: o que é IBS?
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: como registrar seu bolão
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: como registrar seu bolão
Imagem principal sobre o Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você não possui senha cadastrada
Logo E-Investidor
Como acessar o Aplicativo Bolsa Família se você não possui senha cadastrada
Imagem principal sobre o Resultado da Quina 6904: HORÁRIO DIFERENTE HOJE (16); veja quando será o sorteio
Logo E-Investidor
Resultado da Quina 6904: HORÁRIO DIFERENTE HOJE (16); veja quando será o sorteio
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram da Bahia?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram da Bahia?
Últimas: Investimentos
FIIs de escritórios ganham fôlego, mas liquidação do Banco Master deve testar setor
Investimentos
FIIs de escritórios ganham fôlego, mas liquidação do Banco Master deve testar setor

Segmento se beneficia com a perspectiva de queda dos juros e retorno do modelo presencial, mas liquidação do Master deve elevar vacância do setor

17/12/2025 | 09h30 | Por Daniel Rocha
Onde investir em 2026? Material exclusivo reúne análises e estratégias para investir em um ano de incertezas
Investimentos
Onde investir em 2026? Material exclusivo reúne análises e estratégias para investir em um ano de incertezas

Guia gratuito do E-Investidor traz projeções, contexto macroeconômico e orientações práticas para ajudar o investidor a tomar decisões mais seguras em 2026

16/12/2025 | 16h36 | Por Isabel Rocha
Ranking de dividendos: veja quais empresas foram as melhores pagadoras em 2025
Investimentos
Ranking de dividendos: veja quais empresas foram as melhores pagadoras em 2025

No Ibovespa, as “vacas leiteiras” se mantiveram no topo da lista, mas há surpresas

16/12/2025 | 05h30 | Por Leo Guimarães
TRXF11 compra imóveis locados ao St. Marche e Oba Hortifruti e reforça portfólio de varejo
Investimentos
TRXF11 compra imóveis locados ao St. Marche e Oba Hortifruti e reforça portfólio de varejo

Aquisição acontece de forma indireta, após o TRX Real Estate adquirir 100% das cotas do Mauá Capital Desenvolvimento Urbano (MCDU11)

15/12/2025 | 10h26 | Por Daniel Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador